Propostas defendem redução de jornada para 4 dias semanais; entenda

Com base nos resultados de testes feitos ao redor do mundo, empresas buscam diminuir a carga horária e aumentar a produtividade dos funcionários.

Com a mudança dos hábitos de trabalho ao redor do mundo, a discussão sobre novas propostas que defendem a redução de jornada torna-se cada vez mais comum. Enquanto algumas empresas já adotaram a mudança, buscando aprimorar o bem-estar e a produtividade dos funcionários, no Brasil, o avanço da ideia segue tímido.

Leia também

Até o momento, propostas que buscam encurtar a carga horária dos trabalhadores menos drásticas que a jornada de quatro dias não obtiveram sucesso. Os dois projetos em tramitação não registraram avanço até então, mesmo que o modelo tenha se tornado menos atípico desde a pandemia.

Um deles, protocolado 25 anos atrás pelo senador Paulo Paim (PT-RS), implicava em instituir um limite de seis horas diárias de serviço, ou trinta horas semanais. Neste sentido, deveria existir a garantia de que o salário não seria diminuído.

No Brasil, a jornada de trabalho oficial é de oito horas diárias, ou cerca de 44 horas semanais. Antes das novas definições da Constituição de 1988, os trabalhadores precisavam cumprir 48 horas por semana.

Proposta de redução de jornada

Por outro lado, outra proposta que realmente propunha a redução de jornada, mas não foi juntada ao primeiro projeto, é do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). A alternativa previa um limite de trabalho de oito horas diárias, e no máximo 36 horas por semana.

Enquanto a de Paulo Paim previa a validade da lei no momento em que fosse publicada no Diário Oficial, o deputado Reginaldo Lopes oferecia um prazo maior para adequação, de até 10 anos. Segundo ele, deste modo, a redução poderia preservar e criar empregos de maior qualidade.

Seja como for, os dois projetos seguem sem avanço na Câmara dos Deputados. O de Paim, por exemplo, está parado na Comissão de Seguridade Social e Família desde 2019. O de Lopes ainda aguarda designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça igualmente há três anos.

Benefícios da redução de jornada para 4 dias

Em diversos países ao redor do mundo, testes da jornada reduzida vêm sendo feitos em resposta aos resultados positivos de um experimento do tipo na Islândia.

Entre 2015 e 2019, uma análise feita pela Association for Sustainability and Democracy (Alda) e o think tank Autonomy ficou marcada como o maior projeto-piloto do tipo do mundo até então.

No teste, 2.500 pessoas participaram de uma experiência onde sua jornada de trabalho foi reduzida para 35 ou 36 horas, sem redução de salário.

De acordo com os resultados, a produtividade dos funcionários permaneceu a mesma, ou até mesmo evoluiu. Os níveis de estresse diminuíram drasticamente, com maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Com base no sucesso do experimento, países como a Bélgica, Grã-Bretanha, Nova Zelândia e Japão também passaram a testar o modelo. Até o momento, os resultados foram animadores.

No Japão, por exemplo, uma ação feita pela Microsoft em 2019 deixou que 2.300 funcionários cumprissem a carga horária até a quinta-feira, deixando a sexta-feira livre. Os dados divulgados foram favoráveis: enquanto a produtividade aumentou 40%, os custos com energia elétrica diminuíram 23%, e a satisfação subiu para 92%.

Leia também


você pode gostar também

Quem não tem multa na CNH poderá receber benefícios NESTE mês

Motoristas que não cometerão infrações nos últimos 12 meses, ou seja, não têm nenhuma multa na CNH, poderão receber vários benefícios.

IBGE, Detran, INSS e MAIS: 33,4 MIL vagas estão abertas nesta semana

Concurseiros podem pleitear diferentes vagas oferecidas em concursos e seletivos que estão com as inscrições abertas.

Eleições 2022: segundo turno será feriado nacional no país? Veja regras

O segundo turno das Eleições 2022 para escolher o próximo presidente da República deve acontecer ainda no final de outubro.

Comece a se planejar: veja calendário com os feriados previstos para 2023

Calendário previsto de feriados para 2023 tem boa expectativa para aqueles que gostam de prolongar a folga. Saiba os detalhes.

Conta de luz será mais cara neste mês de outubro? Veja decisão da Aneel

Consumidores de todo o Brasil precisam estar atentos às mudanças na conta de luz para poderem se organizar.

Seu direito de dirigir está suspenso? Veja como recorrer e recuperar a CNH

Os condutores possuem o direito de recorrer a qualquer notificação de infração enviada por entidades públicas.