Saque do vale-alimentação é aprovado na Câmara; veja regras

Trabalhadores poderão realizar o saque do vale-alimentação caso cumpram as regras determinadas por Medida Provisória.

Nesta quarta-feira (03/08), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da Medida Provisória que modifica as regras do vale-alimentação. Entre as novas medidas, está a limitação de uso do benefício e até a opção do saque do vale-alimentação.

continua depois da publicidade

Apesar da aprovação inicial na Câmara, a MP ainda terá votação de destaques e, depois, precisará passar pelo Senado Federal. Portanto, as modificações em relação ao texto original da medida (inclusão do saque do vale-alimentação, por exemplo) só entrarão em vigor quando estiverem aprovadas por todo o Congresso Nacional.

Saque do vale-alimentação: como vai funcionar

De acordo com a MP aprovada pela Câmara dos Deputados, o saque do vale-alimentação será permitido em casos nos quais a pessoa não utilizou todo o recurso no período de 60 dias. Ou seja, para poder converter o benefício em dinheiro, a pessoa deverá não gastar os valores.

Originalmente, havia uma ideia do relator da MP, deputado Paulinho da Força (Solidariedade – SP), em permitir que o benefício fosse pago em dinheiro. Como houve uma grande pressão por parte da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e de alguns parlamentares, o tema foi modificado.

continua depois da publicidade

No caso, o saque do vale-alimentação após 60 dias foi visto como uma forma de não interferir nas normas da CLT, ao mesmo tempo em que não desagrada totalmente bares e restaurantes e ainda resguarda a possibilidade de conversão do crédito em dinheiro.

Vale-alimentação: outras mudanças

O texto da MP permite que, a partir de 01 de maio 2023, o trabalhador poderá escolher a operadora pela qual receberá o vale-alimentação, podendo inclusive fazer portabilidade gratuita para outra empresa do setor, caso ache mais vantajoso.

continua depois da publicidade

Por conta disso, todos os estabelecimentos que aceitam o benefício não poderão mais restringir as prestadoras de serviço. Se aceitar vale-alimentação, todas as empresas deverão ser inclusas, sem distinção de bandeiras.

Os deputados mantiveram a proposta original do governo em não permitir que o vale-alimentação fosse utilizado para a compra de outros itens que não sejam de alimentação ou o uso para contratação de serviços como TV por assinatura, entre outros.

Por fim, ainda dentro do tema, os parlamentares concordaram que as empresas que oferecem o cartão do vale-alimentação não podem dar subsídios às empresas para que elas façam contratos. A prática pode gerar multas de até R$ 50 mil.

continua depois da publicidade

MP também rege teletrabalho (home office)

Além do saque do vale-alimentação e regras do setor, a Medida Provisória também rege sobre o teletrabalho (home office). O relator da MP não fez alterações no que o governo propôs, o que gerou críticas na Câmara dos Deputados.

Então, de acordo com o texto apresentado, o empregador poderá contratar a pessoa com base na jornada semanal, como já ocorre ou de acordo com a necessidade de realização de atividades, sem tempo específico.

Todavia, se a segunda opção for escolhida, todos os direitos previstos pela CLT permanecem. Assim, horários de descanso e repousos devem ser respeitados. A negociação (sobre jornada ou atividades) será feita entre patrão e empregado.

O texto determina que, mesmo que esporadicamente, a pessoa tenha que comparecer na empresa, o regime de teletrabalho não será descaracterizado. A ação será considerada como algo específico, sem alteração na modalidade.

Leia também

você pode gostar também

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.

CNH 2023: confira quais são as multas de trânsito mais caras do país

Motoristas que não dirigem de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro podem levar multas na CNH. Confira a seguir quais são as multas de trânsito mais caras do Brasil.

Contribuintes que não declararam IRPF podem ficar fora de concursos públicos

A declaração do IRPF é fundamental para todos os cidadãos que se enquadram na listagem obrigatória. Não fazê-la pode acarretar consequências severas, como ficar fora de concursos públicos.

Terra ganha ‘minilua’ que deve ficar por cerca de 1.500 anos

O asteroide gira em torno do Sol de forma sincronizada com a Terra, tornando-se uma espécie de 'minilua' do nosso planeta.

Concursos públicos que abrem inscrições esta semana; mais de 1.279 vagas

Confira 11 concursos públicos que abrem inscrições durante esta semana.