Empréstimo consignado para Auxílio Brasil é sancionado; veja regras e riscos

Milhões de pessoas poderão solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Crédito pode trazer problemas se não utilizado com cautela.

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira (03/08). Com isso, milhões de brasileiros inscritos no programa poderão solicitar linhas de crédito com taxa de juros mais baixas do que as que costumam ser utilizadas pelo mercado.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a aprovação faz parte de uma Medida Provisória que havia sido editada pelo próprio governo federal e que depois foi apreciada pelo Congresso. Além do Auxílio Brasil, a medida libera o empréstimo consignado para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Empréstimo consignado Auxílio Brasil: como funciona

De acordo com as regras do empréstimo consignado Auxílio Brasil, quem for inscrito no programa poderá pedir uma linha de crédito cuja garantia é justamente o pagamento do benefício. Assim, quando o valor for pago pelo governo, já será descontada automaticamente a parcela do empréstimo que foi feito.

Leia também

O empréstimo consignado Auxílio Brasil terá o limite de 40% das parcelas fixas do programa para quem está empregado via CLT e 45% para aposentados e pensionistas. Assim, os benefícios extras como Bolsa de Iniciação Científica Júnior, Auxílio Esporte Escolar, entre outros, não poderão ser incluídos nas contas.

continua depois da publicidade

Ainda vale ressaltar que o limite do empréstimo possui subdivisões:

  • CLT: 35% para empréstimos ou financiamentos e 5% amortização de cartão de crédito;
  • Aposentados e pensionistas: 35% para empréstimos ou financiamentos, 5% amortização de cartão de crédito e 5% para cartão de benefícios.

A taxa de juros do empréstimo consignado Auxílio Brasil é mais baixa do que as praticadas pelo mercado, pois há um teto estabelecido (atualmente em 5,7% ao mês).

Qualquer instituição financeira inscrita pelo governo poderá participar da modalidade. Contudo, ela é obriga a oferecer informações como a taxa de juros, quantidade de parcelas e saldo devedor.

continua depois da publicidade

Também será necessário que o beneficiário do Auxílio Brasil autorize perante o governo federal que os repasses sejam feitos para as empresas credoras.

Empréstimo consignado Auxílio Brasil: riscos

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil possui uma taxa de juros abaixo do que o mercado financeiro costuma praticar. Entretanto, é preciso lembrar que todo pedido de crédito possui riscos que precisam ser levados em consideração.

O Auxílio Brasil é um programa voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ou seja, os valores são repassados para cidadãos que possuem dificuldades em pagarem por itens básicos, como comida, roupa, higiene e contas de água e luz.

continua depois da publicidade

Sendo assim, ao comprometer os valores do programa por meio do empréstimo consignado, o indivíduo pode colocar em risco sua própria qualidade de vida, tendendo a ficar na possibilidade de não poder usufruir em parte ou completamente dos itens básicos de sobrevivência.

Além disso, por conter juros, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil faz com que a pessoa pague mais por um serviço ou produto do que deveria. Lembre-se: a compra à vista é mais barata.

Por isso, recomenda-se que, ao invés de utilizar o dinheiro para o empréstimo, a pessoa guarde recursos ao longo dos meses e depois utilize como deseja. Assim, ela não deixará de realizar seu objetivo, evitará contrair uma dívida e ainda economizará.

Por fim, é preciso ficar atento aos golpes. Criminosos ou instituições financeiras que não possuem autorização do governo já começaram a oferecer falsos empréstimos relacionados à modalidade. Por isso, procure por locais de confiança e desconfie de propostas que sejam “muito generosas” ou que burlam as regras do consignado.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade