Calendário BPC de R$ 1,2 MIL: nova rodada é liberada; veja quem recebe

O calendário do BPC, programa assistencial mantido pelo Instituto Nacional do Seguro Social, já está em andamento para julho.

O Benefício de Prestação Continuada é um programa assistencial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), destinado a grupos específicos de cidadãos. Neste sentido, é previsto pela Lei Orgânica da Assistência Social e atende idosos com mais de 65 anos, além de pessoas com deficiência de qualquer idade que sejam incapazes de sustentar a própria família. Confira, a seguir, o calendário completo de pagamentos do BPC.

continua depois da publicidade

Apesar de não ser um benefício previdenciário, como as aposentadorias e pensões do INSS, o pagamento do BPC segue o mesmo calendário das transferências dos demais programas do Instituto. Desse modo, a previsão é que os valores referentes a julho sejam transferidos até a primeira semana de agosto.

Pagamento BPC: calendário de julho

Os pagamentos do INSS seguem uma ordem de prioridade, começando pelos aposentados e pensionistas, e demais segurados, que ganham até um salário mínimo, como no caso do BPC/Loas.

Confira o calendário do INSS (mês-base de julho) para que recebem auxílio de até um salário mínimo, incluindo os inscritos no BPC:

continua depois da publicidade

Dígito final do cartão do benefício

Data de pagamento

1

Já foi liberado

2

Já foi liberado

3

Já foi liberado

4

Já foi liberado

5

Já foi liberado

6

1 de agosto (nesta segunda-feira)

7

2 de agosto

8

3 de agosto

9

4 de agosto

0

5 de agosto

Quem tem direito ao BPC?

O BPC/Loas garante um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos, e também às pessoas com deficiência de qualquer idade. No entanto, é preciso uma avaliação social e médica dos especialistas do INSS para comprovar oficialmente a situação e necessidade dos pagamentos.

As pessoas com deficiência, por exemplo, as condições precisam causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo, correspondendo a um período mínimo de 2 anos.

continua depois da publicidade

Apesar de ser mantido pelo INSS, o BPC não corresponde a uma aposentadoria, pois não exige contribuição prévia com a Previdência Social, e não garante o 13º salário ou pensão por morte.

Portanto, confira quais os critérios de elegibilidade:

  • Ter inscrição regular e atualizada no CadÚnico;
  • Ser uma pessoa idosa de 65 anos ou mais, ou ter deficiência em qualquer idade, desde que a condição seja um impeditivo a longo prazo;
  • Contar com renda familiar menor ou igual a ¼ do salário mínimo vigente em território nacional, por pessoa;
  • Ser considerado elegível após uma avaliação social e médica com profissionais do Instituto.

A solicitação do benefício deve ser realizada junto aos canais de atendimento do instituto. Sendo assim, é possível entrar em contato pelo telefone 135, mas também por site ou aplicativo.

continua depois da publicidade

Leia também

você pode gostar também

BPC LOAS: Quem recebe o auxílio tem direito ao 13º salário? Veja o que se sabe

O BPC é um benefício destinado às pessoas com deficiência ou idosos com 65 anos ou mais. Saiba se quem recebe o auxílio tem ou não direito ao 13º salário.

Quando os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos?

Os cartões de débito do novo Bolsa Família serão distribuídos pela Caixa Econômica Federal, instituição pagadora do benefício. O produto permite saques parciais e integrais das parcelas, além de ser usado como forma de pagamento no…

Calendário INSS: novo grupo de segurados recebe hoje

Titulares já podem sacar valores liberados pelo INSS. Calendário inclui parcelas de maio e do 13º adiantado.

Calendário PIS/PASEP 2023: veja qual grupo será o próximo a receber

No mês de junho, a Caixa Econômica Federal realizará o penúltimo pagamento do calendário PIS/Pasep 2023. Veja qual grupo irá receber o abono.

Calendário Bolsa Família 2023: veja qual grupo recebe hoje

Calendário do Bolsa Família do mês de maio está chegando ao fim. Veja quem recebe nesta terça-feira (30/05).

ID Jovem: documento oferece benefícios gratuitos para jovens de baixa renda

Criada em 2016, a ID Jovem oferece aos jovens de baixa renda alguns benefícios gratuitos, além de descontos em determinados serviços. Saiba mais neste texto.