Agosto terá algum feriado? Confira calendário com as datas comemorativas

Muitos trabalhadores aguardam um feriado para poder descansar ou viajar. Veja como será o mês de agosto e o calendário até o fim do ano.

O mês de julho é marcado pelas férias estudantis, o que faz muitas pessoas ficarem descansando por um longo período. Entretanto, a maior parte dos trabalhadores tiveram que exercer suas atividades normalmente, ficando de olho na possibilidade de algum feriado. Com o começo de agosto, volta a esperança de ter um dia para descansar.

continua depois da publicidade

Mas, será que agosto terá feriado? É importante salientar que os feriados nacionais são determinados pelo governo federal. O Ministério da Economia libera um calendário contendo todas as datas nas quais não haverá trabalho.

Diferença entre feriado, ponto facultativo e demais datas

Vale lembrar que não se deve confundir feriado com ponto facultativo e data comemorativa. Feriado é uma data na qual o trabalho é vetado, só sendo permitido em casos de urgência e profissões essenciais (áreas da saúde, segurança, entre outros).

Leia também

Se a pessoa trabalhar no feriado, é preciso que o empregador pague hora extra e dê um dia de folga depois. Já o ponto facultativo, como o próprio nome indica, é uma data na qual empresas e órgãos públicos decidem se funcionarão normalmente ou se darão o recesso.

continua depois da publicidade

Por fim, datas comemorativas são para relembrar algum evento importante, para chamar a atenção para alguma causa social ou para homenagear pessoas. Elas podem ou não ser feriados, dependendo do que ficar estabelecido pelo órgão municipal, estadual ou o governo federal.

Agosto terá feriado?

De acordo com o calendário do Ministério da Economia, o mês de agosto não terá feriados nacionais. Ou seja, não haverá recesso em âmbito nacional. Somente se alguma cidade ou estado tiver feriado programado haverá dia de folga, sendo apenas para aquele determinado local.

continua depois da publicidade

Confira algumas datas comemorativas de agosto que não dizem respeito a feriados nacionais:

  • Dia dos Povos Indígenas: 09 de agosto;
  • Dia dos Estudantes: 11 de agosto;
  • Dia Nacional das Artes: 12 de agosto;
  • Dia dos Pais: 13 de agosto;
  • Dia do Patrimônio Histórico Nacional: 17 de agosto;
  • Visibilidade Lésbica: 29 de agosto.

E o dia dos Pais? É feriado?

Apesar de cair no mês de agosto, o Dia dos Pais não é um feriado. Por sempre ser comemorado no segundo domingo do mês, em 2022, a data cairá em 13 de agosto.

Feriados restantes de 2022

Segundo o calendário do Ministério da Economia, o Brasil ainda contará com cinco feriados nacionais ao longo do ano de 2022. Veja quais estão previstos e quando serão:

continua depois da publicidade
  • 07 de setembro: Independência do Brasil (quarta-feira);
  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (terça-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

Em 2022, o 07 de setembro deverá ser um pouco mais especial. A data marcará o aniversário de 200 anos da Independência do Brasil. Comemorações e desfiles estão sendo organizados ao redor do país pelo governo e por entidade civis.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade