IPVA deverá ser devolvido para ESTES motoristas; saiba o que aconteceu

Pagamento do IPVA, em 2021, pode ser devolvido para os proprietários PcDs em São Paulo, conforme julgamento do Órgão Especial do Tribunal de Justiça.

Órgão Especial do Tribunal de Justiça, do estado de São Paulo, julgou inconstitucional a cobrança do IPVA do ano de 2021 para pessoas com deficiência que não possuíam carros adaptados. Dessa forma, o Estado precisa devolver os valores cobrados de maneira indevida.

continua depois da publicidade

Em dezembro de 2020, o Governo do Estado de São Paulo modificou as regras de isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para os carros de PcDs, retirando a isenção do imposto de mais de 95% das  pessoas com deficiência do estado paulista.

IPVA será devolvido para alguns motoristas

A decisão se deu razão de ação movida pelo Diretório Estadual do PSB, que contestou dois artigos da Lei 17.293/2020. A norma, advinda do Poder Executivo, instituiu uma série de medidas correspondentes ao ajuste fiscal e equilíbrio das contas públicas do estado.

Leia também

Uma das medidas corresponde ao fim da isenção de IPVA para carros não adaptados. Na ação, o PSB afirmou que as leis restritivas, ou as quais revogam isenção tributária, estão sujeitas à anterioridade nonagesimal, o que não teria sido respeitado na hipótese dos autos.

continua depois da publicidade

A norma foi editada no dia 15 de outubro de 2020 e o Estado fez a cobrança do IPVA para carros não adaptados já no exercício de 2021. O relator da ação, desembargador Campos Mello, concordou com os argumentos apresentados.

De acordo com ele, não haveria direito adquirido no regime jurídico tributário. Assim, a isenção de IPVA pode ser revogada ou modificada por lei em qualquer tempo. No caso da Lei 17.293/2020, o desembargador afirmou ser inconstitucional a cobrança do IPVA no ano de 2021.

continua depois da publicidade

"Isso não é admissível. Norma que revoga isenção tributária sujeita-se à anterioridade anual e nonagesimal", justificou.

Apesar disso, mesmo com o julgamento favorável, a devolução dos valores pagos pelos proprietários de carros de PcDs só serão possíveis após o “trânsito julgado” e o governo ainda pode recorrer da ação.

Por se tratar de uma medida contra o estado, caso seja apenas um embargo, o prazo para recorrer é de 10 dias úteis e se couber recurso o prazo aumenta para 30 dias úteis.

Pagamento do IPVA 2022: regras gerais

Quem possui algum automóvel registrado em seu nome deve realizar os pagamentos anuais do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). O pagamento pode ser realizado de uma só vez à vista ou parcelado.

continua depois da publicidade

As consultas dever ser realizadas nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular dos bancos. Para isso, o dono do veículo deve informar o número do Renavam.

Também é possível conferir o imposto no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento, utilizando o número do Renavam e placa do veículo. É importante lembrar que, caso seja pego com documento atrasado, o veículo será retido, além do condutor ter que arcar com pagamento de multa.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade