A Receita Federal depositou o 3º lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira, dia 29 de julho. Cerca de 5,2 milhões de contribuintes, em todo o Brasil, devem ser contemplados com os repasses do órgão.
Segundo as regras da restituição, o 3º lote é voltado para os contribuintes que possuem prioridade e ainda não receberam o pagamento, como aposentados, Professores e Pessoas com Deficiência (PcD).
O 3º lote também é destinado para contribuintes sem prioridade, além daqueles que caíram na malha fina em anos anteriores e tiveram a situação regularizada.
Restituição terá reajuste por conta da Selic
A Selic é a taxa de juros básica do país, definida pelo Copom. Ela influencia diversos aspectos econômicos como financiamentos de imóveis, empréstimos e até o rendimento da poupança.
Por isso, quando há uma alta da Selic, reajustes costumam ser feitos na restituição do Imposto de Renda para que o contribuinte não perca o poder de compra.
No dia 15 de junho de 2022, houve uma elevação da taxa para 13,25% ao ano. Por isso, a Receita Federal modificou o valor da restituição, a partir do 3º lote, em reajuste de 2,02%.
O acréscimo é automático, não sendo necessário que a pessoa faça solicitação.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O calendário de restituição do Imposto de Renda possui cinco repasses. Como o 1º e o 2º lote foram pagos, restam as seguintes datas:
- Restituição do 3º lote: 29 de julho de 2022 (nesta sexta-feira);
- Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.
O dinheiro da restituição é depositado na conta que a pessoa identificou no momento da declaração do Imposto de Renda. Em 2022, houve, pela primeira vez, a opção de incluir o Pix (chave do CPF).
Se a Receita identificar algum problema com a conta indicada pela pessoa, o dinheiro irá ser transferido para o Banco do Brasil (BB), ficando disponível por um ano. Se este for seu caso, é possível resgatar o dinheiro em qualquer agência do banco, pelo site do BB, pelo telefone 4004-0001 (capitais) ou 0800-729-0001 (demais cidades)
Como conferir os depósitos da restituição
Como informado, existe a possibilidade de o dinheiro da restituição ter sido disponibilizado, mas não ter sido destinado à conta original. Por isso, é fundamental verificar se o repasse foi ou não feito. A Receita Federal disponibiliza as seguintes plataformas de consulta:
Lembre-se de que é solicitado que a pessoa informe os dados pessoais para consultar, geralmente o CPF.