A Receita Federal do Brasil pagará o 3º lote da restituição do Imposto de Renda nesta sexta-feira (29/07). Estima-se que 5,2 milhões de contribuintes sejam contemplados com os depósitos. As plataformas de consulta dos repasses já foram liberadas.
Vale lembrar que o 1º e o 2º lote já foram pagos. Para o 3º lote, é esperado que pessoas com ou sem prioridade recebam os recursos correspondentes. A Receita ainda divulgou a possibilidade de incluir quem caiu na malha fina nos anos anteriores e regularizou sua situação.
Pagamentos do 3º lote da restituição terão reajuste
A Receita Federal anunciou que os pagamentos do 3º lote da restituição do Imposto de Renda terão um reajuste de 2,02%, o que corresponde ao aumento da taxa Selic (atualmente em 13,25%). Como o reajuste foi feito em 15 de junho, quem ainda não recebeu o dinheiro poderia sair prejudicado.
A Selic é responsável por definir a taxa básica de juros. Portanto, como ela foi elevada, a Receita precisou equiparar o reajuste para que o contribuinte pudesse manter o mesmo poder de compra.
O valor extra já será repassado na íntegra e de forma automática.
Calendário da restituição do Imposto de Renda
De acordo com a Receita Federal, o calendário de restituição do ano de 2022 ainda possui as seguintes datas:
- Restituição do 3º lote: 29 de julho de 2022;
- Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.
A restituição é paga na conta bancária indicada pela pessoa no momento da declaração do Imposto de Renda. Caso a conta tenha sido fechada ou haja algum problema para transferir o recurso, o dinheiro será encaminhado ao Banco do Brasil, onde ficará disponível pelo período de um ano.
Se você se enquadra nesta situação, vá até uma agência do Banco do Brasil ou ligue para 4004-0001 (capitais) ou para 0800-729-0001 (demais cidades). Ainda é possível pedir pelo site do BB.
Vale lembrar que 2022 foi o primeiro ano no qual a restituição também pode ser feita por meio do Pix. Bastava a pessoa informar a chave do CPF quando fez a declaração.
Consulta da restituição do Imposto de Renda
A consulta do 3º lote da restituição do Imposto de Renda já foi liberada pela Receita Federal. Os contribuintes possuem três plataformas para verificarem se o dinheiro será ou não pago em 29 de julho. Veja as opções disponibilizadas:
É preciso que a pessoa informe os dados pessoais para obter acesso às informações.