Restituição do IR: valor do 3º lote terá ajuste e virá com aumento; entenda

Os pagamentos do terceiro lote da restituição irão acontecer na próxima sexta-feira (29), com consulta liberada desde a última semana. Os valores terão reajustes da taxa Selic.

Na última sexta-feira (22), a Receita Federal abriu a consulta do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. Neste sentido, o pagamento atende os contribuintes que enviaram a declaração até o dia 2 de maio, sem cair na malha fina.

continua depois da publicidade

A previsão é que o grupo receba o dinheiro com uma correção de 2,02%, baseada na taxa básica da Selic. No dia 15 de julho, o Comitê de Política Monetária do Banco Central elevou os juros em 0,5%, mas sem previsão de encerramento do ciclo de aperto monetário do Governo Federal.

Como consequência, a previsão é que mais de 5,2 milhões de contribuintes recebam o crédito bancário no dia 29 deste mês. Segundo a Receita Federal, a expectativa é transferir um total de R$ 6,3 bilhões, atendendo primeiramente o grupo prioritário.

Neste caso, o cálculo considera um repasse de R$ 285,3 milhões para idosos com mais de 80 anos, assim como aqueles que possuem entre 60 e 79 anos, pessoas com deficiência física ou mental. Ademais, o benefício irá atender com prioridade pessoas que possuam moléstia grave ou contribuintes cuja renda principal seja o magistério.

continua depois da publicidade
Leia também

Como consultar o valor da restituição?

Os contribuintes podem consultar a restituição através do site da Receita Federal ou pelo portal e-CAC. Por via de regra, os pagamentos serão depositados automaticamente na conta bancária informada na declaração, com encerramento do lote nesta sexta-feira (29).

A consulta por meio do portal e-CAC demanda a utilização do login e senha cadastrados no sistema do Gov.br, informando o CPF e o código de segurança utilizado no cadastro. Logo em seguida, o usuário irá acessar o menu de funcionalidade e deve buscar por “Serviços em Destaque”.

continua depois da publicidade

Entre as opções, aparecerá o “Meu Imposto de Renda” e o usuário deve emitir o Extrato da Dirpf. Neste sentido, o documento irá informar o status da declaração, indicando se está em avaliação ou na fila de restituição.

Como o pagamento é realizado?

A partir do calendário da restituição, os valores são depositados automaticamente na conta dos contribuintes. Neste sentido, os pagamentos são feitos para conta corrente ou conta poupança, mas também é possível receber as quantias por meio do Pix, desde que a chave cadastrada seja o número do CPF.

Em alguns casos, os valores são retidos pela instituição, principalmente quando houve inconsistências nas informações declaradas ou suspeita de irregularidade. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Receita Federal ou retirar os valores diretamente no Banco do Brasil.

continua depois da publicidade

Os contribuintes podem solicitar atendimento diretamente pela central do banco, disponível no site. Em outros casos, deve-se consultar os canais de atendimento do Governo Federal, também disponíveis online.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade