Nesta sexta-feira (22/07), a Receita Federal do Brasil libera o período para a consulta do 3º lote de restituição do Imposto de Renda 2022. O órgão oferece diferentes plataformas de verificação para os contribuintes.
Segundo a Receita, o 3º lote será para quem possui prioridade e ainda não recebeu o dinheiro, além dos demais contribuintes que não caíram na malha fina e que não precisaram pagar imposto no momento da declaração.
Por fim, quem caiu na malha fina nos anos anteriores e regularizaram sua situação podem ser contemplados, dependendo da situação.
Restituição terá correção de 2,2%
A Receita Federal anunciou que, a partir do 3º lote, haverá uma correção de 2,02% nos repasses da restituição. O valor se deve ao índice da taxa Selic, que no momento está em 13,25%, tendo sido reajustado pelo Copom em 15 de junho pela última vez.
Assim, a ideia é que o contribuinte não seja prejudicado pela elevação da taxa de juros no país e que o poder de compra da restituição seja, ao menos teoricamente, o mesmo. Isso caso o dinheiro fosse repassado meses antes.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Como informado, a liberação da consulta da restituição do Imposto de Renda ocorre a partir desta sexta-feira (22/07). Geralmente, a Receita permite o acesso dos contribuintes quando falta uma semana para que os pagamentos do lote sejam feitos.
Para que os interessados possam verificar os depósitos que serão feitos, o órgão conta com as seguintes plataformas:
Calendário da restituição do Imposto de Renda
O calendário restante da restituição do Imposto de Renda é o seguinte:
- Restituição do 3º lote: 29 de julho de 2022;
- Restituição do 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- Restituição do 5º lote: 30 de setembro de 2022.
Onde a restituição será paga
A restituição do Imposto de Renda será paga na conta que o contribuinte indicou no momento que fez a declaração. Nesse ano, houve a novidade do Pix, com a pessoa podendo colocar a chave do CPF.
Se a conta informada for desativada ou tiver algum problema com o pagamento, a Receita Federal repassa o dinheiro ao Banco do Brasil (BB), onde ficará disponível por um ano. Lá, a pessoa que tem direito ao recurso poderá resgatar o dinheiro presencialmente, pelo site do BB ou por um dos telefones abaixo:
- Capitais: 4004-0001;
- Demais localidades: 0800-729-0001;
- Número exclusivo para deficientes auditivos: 0800-729-0088.