Países testam redução de jornada de trabalho; novidade chegará no Brasil?

Redução da jornada de trabalho vem sendo testada em vários lugares do planeta. Veja se a legislação brasileira permite.

Milhões de pessoas ao redor do mundo reclamam da rotina diária de trabalho semanal, considerada exaustiva principalmente quando associada ao deslocamento para a empresa ou órgão onde exerce suas atividades. Entretanto, existem países que estão testando a redução na jornada de trabalho.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que, de acordo com as regras trabalhistas vigentes no Brasil, a jornada máxima de trabalho durante uma semana é de 44 horas, sendo que já houve uma tentativa de diminuir para 40 horas semanais por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 231/1995.

Também é importante salientar plantões na área de saúde ou segurança, jornadas de 12×36 e outros casos especiais não são considerados e possuem suas próprias regras previstas em leis específicas.

Países testam redução de jornada de trabalho

Leia também

Países como o Islândia, Estados Unidos, Irlanda, Austrália e Alemanha já estão realizando testes de redução de jornada de trabalho. No caso, as pessoas passaram a ganhar mais um dia de folga. Ou seja, ao longo da semana, se trabalha por quatro dias e não cinco, como de costume.

continua depois da publicidade

Agora, o Reino Unido também integrou o grupo que realiza a experiência. Desde junho, milhares de pessoas passaram a trabalhar com 80% da jornada original, mas recebendo o salário integral. Universidades como a de Oxford e Cambridge, bem como empresas da área de pesquisa, irão avaliar os resultados e determinar se houve ou não benefícios na redução.

No Reino Unido, há uma preocupação de que muitos trabalhadores estão esgotados com a longa quantidade de horas trabalhadas e a falta de mais dias de descanso. Assim, o rendimento nas empresas não reflete as horas de dedicação.

continua depois da publicidade

Portanto, a redução da jornada de trabalho poderia, teoricamente, aumentar a produção do empregado, pois o deixaria mais motivado, focado e com energia para cumprir suas demandas. No Japão, na Bélgica, na Espanha e na Nova Zelândia, já existem empresas que adotaram de forma definitiva o padrão de quatro dias semanais.

Redução da jornada chegará ao Brasil?

De acordo com a legislação brasileira, o trabalhador não pode ultrapassar as 44 horas semanais de trabalho. Ou seja, há um limite máximo de atividades laborais permitida. Por outro lado, não há norma que impeça a redução de carga de trabalho, ficando ao cargo das empresas e órgãos públicos a diminuição.

Sendo assim, caso as empresas brasileiras e o setor público desejarem, é possível seguir os passos de outros países e fazer as modificações sem nenhum problema judicial. Inclusive, já existem relatos de alguns locais que estão estudando a realização de testes.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a redução das horas de trabalho não pode retirar nenhum direito básico do trabalhador, como férias, 13º salário, licença maternidade ou paternidade, aposentadoria, entre outros.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade