Restituição do Imposto de Renda 2022: 2° lote será pago esta semana

Segundo calendário divulgado pela Receita Federal, restituição do Imposto de Renda 2022 ainda terá quatro pagamentos.

A restituição do Imposto de Renda já começou e deve fazer um novo depósito nesta semana. No dia 30 de junho, será pago o 2º lote pela Receita Federal. Veja como consultar a restituição do Imposto de Renda e o calendário dos repasses restantes.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que, segundo a Receita Federal, 2 milhões de pessoas caíram na malha fina durante o ano de 2022. Essas pessoas serão notificadas pelo órgão e terão duas opções. A primeira é recorrer da decisão e apresentar seus argumentos.

A segunda opção é aceitar o que foi determinado pela Receita, pagar a multa e retificar a declaração, caso seja necessário.

Cronograma da restituição do Imposto de Renda 2022

Leia também

O 1º lote da restituição do Imposto de Renda foi pago no dia 31 de maio. O dinheiro foi disponibilizado para pessoas que tinham prioridade. No caso, aposentados, Professores e Pessoas com Deficiência (PcD) foram contemplados. Agora, restam os seguintes depósitos a serem realizados pela Receita Federal:

continua depois da publicidade
  • 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.

Geralmente, a consulta da restituição do Imposto de Renda é liberada faltando uma semana para o pagamento do lote. Para o 2º lote, a verificação foi disponibilizada em 23 de junho. As demais continuam bloqueadas.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

A consulta de restituição do Imposto de Renda pode ser feita de maneiras diferentes. O interessado pode verificar por meio do site da Receita Federal ou no portal e-CAC. Além disso, há a possibilidade de utilizar o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para sistemas (Android e iOS).

continua depois da publicidade

A Receita Federal não costuma informar quem receberá a restituição. Por isso, é necessário que todas as pessoas que fizeram a declaração (e não caíram na malha fina) confiram as informações em uma das plataformas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade