Concurso Educação Bahia: FCC é organizadora; mais de 2,1 mil vagas

Concurso Educação Bahia: Secretaria da Educação contratou novamente a Fundação Carlos Chagas para selecionar os candidatos.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC – BA) está com tudo pronto para o lançamento do novo edital destinado ao quadro de profissionais da rede estadual de ensino. Conforme já havíamos anunciado, o concurso Educação Bahia terá um total de 2.113 vagas, em sua maior parte para Professores. A Fundação Carlos Chagas, que realizou o último certame, há mais de quatro anos, foi contratada novamente.

continua depois da publicidade

Serão preenchidas 1.806 vagas para o cargo de Professor Padrão P – Grau IA e 307 vagas para Coordenador Pedagógico Padrão P – Grau IA. No edital anterior, as remunerações foram de R$ 2.814,28 para Professor e R$ 2.890,87 para Coordenador. O edital deve sair nos próximos dias.

Situação atual do concurso Educação Bahia

Como se sabe, o último edital não conseguiu preencher todas as 3.760 oferecidas, principalmente nas regiões interioranas da Bahia. Ao todo, o concurso público de 2017-2021 permitiu a convocação de 2.703 Professores e 669 Coordenadores Pedagógicos.

A realização deste novo concurso público da SEC – BA, com oferta de 2.113 vagas, segundo a SAEB, é bastante necessária e tem como objetivo:

continua depois da publicidade

Alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática nos municípios de maior número populacional.

A expectativa é de que todos os principais componentes curriculares do Ensino Médio sejam contemplados, a exemplo de História, Língua Inglesa, Física, Química, Matemática, Português e Sociologia. Além disso, há possibilidade do estado convocar até mais profissionais do que o previsto em edital, a depender das demandas.

Quanto ao provimento das vagas para Coordenadores, a SAEB ressalta que, além de preencherem as necessidades dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), esses profissionais vão “suprir a demanda de escolas com mais de mil estudantes matriculados, onde haja oferta de Ensino Médio ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado”.

continua depois da publicidade

Provas do concurso Professor Bahia

Se a Fundação Carlos Chagas seguir o mesmo padrão, os candidatos interessados devem esperar a realização de três etapas avaliativas:

  • Provas objetivas para todos – etapa habilitatória e classificatória;
  • Prova discursiva para todos – etapa habilitatória e classificatória;
  • Prova de títulos para todos os candidatos habilitados na 2ª etapa – etapa classificatória.

Leia também

você pode gostar também

MP do novo Bolsa Família é aprovada na Câmara; confira detalhes e novidades

Medida provisória recebe aval com alterações no texto, que segue agora para o Senado. Confira o que já se sabe e o que muda no novo Bolsa Família.

Processo seletivo IBGE teve banca definida; 8,1 mil vagas autorizadas

Com 8.141 vagas temporárias autorizadas, processo seletivo IBGE terá diversas bancas, sendo a primeira delas já definida para a função de Agente Censitário de Mapeamento.

Restituição do IRPF 2023: Confira o calendário com todas as datas

Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou solicitaram a restituição via Pix estão na lista de prioridade para receber a restituição do IRPF 2023.

País ainda terá 5 feriados nacionais em 2023; veja calendário completo

Confira a seguir os próximos feriados nacionais e pontos facultativos deste ano e saiba a diferença entre eles.

Combustível terá aumento em junho? Veja como ficarão os preços a partir do próximo mês

Apesar das reduções recentes no preço da gasolina e do etanol nos postos de combustíveis, a previsão é que os preços sejam alterados novamente em junho. A aplicação de uma nova alíquota estabelece mais um aumento.

PL Salarial: entenda o projeto que visa igualar o salário entre homens e mulheres

A PL Salarial é um projeto de lei que pretende igualar o salário entre homens e mulheres no país, promovendo a igualdade salarial e remuneratória por meio de alterações na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).