Concurso Educação Bahia: FCC é organizadora; mais de 2,1 mil vagas

Concurso Educação Bahia: Secretaria da Educação contratou novamente a Fundação Carlos Chagas para selecionar os candidatos.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC - BA) está com tudo pronto para o lançamento do novo edital destinado ao quadro de profissionais da rede estadual de ensino. Conforme já havíamos anunciado, o concurso Educação Bahia terá um total de 2.113 vagas, em sua maior parte para Professores. A Fundação Carlos Chagas, que realizou o último certame, há mais de quatro anos, foi contratada novamente.

continua depois da publicidade

Serão preenchidas 1.806 vagas para o cargo de Professor Padrão P - Grau IA e 307 vagas para Coordenador Pedagógico Padrão P - Grau IA. No edital anterior, as remunerações foram de R$ 2.814,28 para Professor e R$ 2.890,87 para Coordenador. O edital deve sair nos próximos dias.

Situação atual do concurso Educação Bahia

Como se sabe, o último edital não conseguiu preencher todas as 3.760 oferecidas, principalmente nas regiões interioranas da Bahia. Ao todo, o concurso público de 2017-2021 permitiu a convocação de 2.703 Professores e 669 Coordenadores Pedagógicos.

Leia também

A realização deste novo concurso público da SEC - BA, com oferta de 2.113 vagas, segundo a SAEB, é bastante necessária e tem como objetivo:

continua depois da publicidade

Alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática nos municípios de maior número populacional.

A expectativa é de que todos os principais componentes curriculares do Ensino Médio sejam contemplados, a exemplo de História, Língua Inglesa, Física, Química, Matemática, Português e Sociologia. Além disso, há possibilidade do estado convocar até mais profissionais do que o previsto em edital, a depender das demandas.

Quanto ao provimento das vagas para Coordenadores, a SAEB ressalta que, além de preencherem as necessidades dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), esses profissionais vão "suprir a demanda de escolas com mais de mil estudantes matriculados, onde haja oferta de Ensino Médio ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado".

continua depois da publicidade

Provas do concurso Professor Bahia

Se a Fundação Carlos Chagas seguir o mesmo padrão, os candidatos interessados devem esperar a realização de três etapas avaliativas:

  • Provas objetivas para todos - etapa habilitatória e classificatória;
  • Prova discursiva para todos - etapa habilitatória e classificatória;
  • Prova de títulos para todos os candidatos habilitados na 2ª etapa - etapa classificatória.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade