Governo diz não ter dinheiro para reajuste dos servidores em 2022

Reajuste salarial dos servidores públicos federais deve ficar para 2023. Bolsonaro afirma que governo não tem dinheiro.

Tudo indica que em 2022, os servidores públicos federais não contarão com reajuste. Após já ter dito que seria improvável o aumento nos salários, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar sobre o assunto. Segundo ele, somente ano que vem deverá ter reajuste.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o governo federal, inicialmente, só daria aumento para servidores ligados à Segurança Pública (PF, PRF, etc.) Todavia, houve uma grande pressão das outras áreas, o que fez com que o Ministério da Economia revisse a ideia.

Então, foi proposto um reajuste de 5% para todos. As categorias, não concordaram com a proposta, pois somente a inflação em 2021 foi de quase 11%. Ou seja, o poder de compra continuaria menor em relação a anos anteriores. Ameaças de greve foram feitas e alguns órgãos como o Banco Central e o INSS até registraram paralisações. Agora, o plano ficou para 2023.

Reajuste dos servidores em 2022 não deve sair

Leia também

As falas de Bolsonaro sobre o reajuste para servidores ocorreram na porta do Palácio do Planalto para seus apoiadores. De acordo com o presidente, não há dinheiro para aumentar os salários no ano de 2022.

continua depois da publicidade

"Me aponte onde tem dinheiro que eu dou agora o reajuste. A solução é fazer greve? (...) Não adianta botar a faca no pescoço. Não tem", afirmou Bolsonaro.

Esta não é a primeira vez que o presidente e membros do governo federal falam sobre o assunto. Anteriormente, em entrevista ao SBT News e também em uma coletiva para jornalistas, o assunto foi tema. Em ambas as ocasiões, a promessa era de que os planos seriam adiados para 2023.

Por fim, ainda na porta do Palácio da Alvorada, Jair Bolsonaro comparou a situação com um pai que não tem dinheiro para dar presente ao filho. "É o filho que o pai está desempregado pedindo uma bicicleta no Natal. Não tem, por mais que ele mereça", disse o presidente.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade