RG: emissão extraordinária é liberada com 1,6 mil vagas; veja regras gerais

Nove delegacias do Distrito Federal estão emitindo, de forma extraordinária, o RG nesta semana. É preciso agendar o procedimento.

Na última sexta-feira (17/06), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) abriu 1,6 mil vagas para emissão extraordinária do RG (Registro Geral), também conhecido como carteira de identidade. Os atendimentos já estão sendo realizados em nove delegacias desde o dia 18 de junho (sábado).

continua depois da publicidade

No final de semana, o serviço aconteceu das 7h às 19h. O procedimento continuará acontecendo nesta quarta (22/06) e quinta (23/06), das 6h às 12h. Para participar, é necessário fazer agendamento pelo site do órgão ou ligando para o telefone 156. Os Postos de Identificação Biométrica que estão fazendo a emissão do RG são:

  • 1ª Delegacia de Polícia Asa Sul – Setor Policial Sul, Lote B, Asa Sul;
  • Leia também
  • 3ª Delegacia de Polícia do Cruzeiro – A. Especial 03, Cruzeiro Velho;
  • 4ª Delegacia de Polícia do Guará – EQ 15/26, A. Especial, Guará II;
  • 16ª Delegacia de Polícia – Qd 19, Conj. A, Setor Residencial Leste, Planaltina;
  • 32ª Delegacia de Polícia – QN 38, Conj. 01, Lote 01, Samambaia Sul;
  • 33ª Delegacia de Polícia – Av. Alagados, CL 114, Lote A, Santa Maria;
  • 6ª Delegacia de Polícia – Qd 33, s/n, A. Especial, Paranoá;
  • 30ª Delegacia de Polícia – Qd 02, Conj. 2, Lote 1, Bairro São Bartolomeu, São Sebastião;
  • 27ª Delegacia de Polícia – Qd 305, Cj 01, Lote 02, A. Especial, Recanto das Emas.

Novo RG já está sendo emitido

A carteira de identidade foi modificada e seu novo modelo divulgado pelo governo federal em fevereiro deste ano. O documento atualizado terá o mesmo número do CPF e será unificado em todo o país. Isso porque, originalmente, cada unidade federativa podia emitir o RG com suas próprias características.

Ou seja, antes, a identidade para quem é de São Paulo era diferente da emitida no Distrito Federal, por exemplo. Além disso, o documento possuía número próprio. Agora, cada cidadão carregará apenas o número do CPF como registro e o novo RG será igual em todo o território nacional.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar, que os órgãos expedidores têm até 06 de março de 2023 para se adequarem ao formato atualizado e pararem de emitir o antigo. A emissão do novo RG será realizada de forma gratuita e gradual, não sendo necessário obter a nova identidade imediatamente.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade