Nesta quarta-feira (15/06), o governo federal informou que prorrogou os contratos temporários de aprovados no concurso IBGE. No caso, 393 Analistas Censitários que foram aprovados na seleção do órgão trabalharão por mais tempo no setor público.
A prorrogação foi publicada no site do Diário Oficial da União (edição de 15 de junho de 2022), por meio da Medida Provisória nº 1.125. Nela, o governo justifica que houve uma “necessidade temporária de excepcional interesse público”.
Vale lembrar que o Censo Demográfico é realizado a cada dez anos pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2020, o levantamento não foi realizado devido à pandemia. No ano passado, o governo federal alegou falta de verbas para que o Censo pudesse ter sido feito.
Então, o Supremo Tribunal Federal (STF), após ter sido acionado, determinou que o levantamento fosse realizado em 2022. Assim, o governo alocou verbas para o Orçamento Anual. No começo de 2022, o IBGE realizou um certame com mais de 200 mil vagas temporárias para o Censo 2022. Os Analistas com contrato prorrogado fazem parte dessa leva.
Nova seleção do IBGE
Vale lembrar que o IBGE abriu uma nova seleção, com mais de 48 mil vagas. No caso, o certame é para a função de Recenseador, que exige nível fundamental dos candidatos. Os aprovados trabalharão no Censo Demográfico 2022, com carga horária de 25 horas semanais. De acordo com as regras do edital, os ganhos serão determinados conforme o desempenho e outros critérios.
Os registros poderão ser feitos até o dia 15 de junho de 2022. A inscrição precisa ser realizada no site do órgão, sendo que não haverá cobrança de taxa. A seleção será feita mediante análise de títulos.