Censo 2022: inscrição no concurso IBGE acaba nesta semana

Para realizar o Censo Demográfico de 2022, concurso IBGE foi lançado com mais de 48 mil vagas para função de Recenseador.

As inscrições para o concurso IBGE estão chegando ao fim. O prazo final para se registrar é o dia 15 de junho de 2022. Vale lembrar que trata-se de uma seleção temporária de pessoas para trabalharem no Censo Demográfico de 2022. O certame anterior não preencheu todas as oportunidades necessárias.

continua depois da publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por fazer o levantamento demográfico do país a cada dez anos. Em 2020, a pandemia impediu o estudo. No ano passado, o Censo não foi realizado por falta de verbas.

Concurso IBGE: vagas, salários e inscrição

O concurso IBGE contará com 48.535 vagas para a função de Recenseador, responsável por conduzir as entrevistas do levantamento. É exigido que a pessoa tenha nível fundamental completo para participar. A carga horária mínima será de 25 horas semanais. A remuneração não foi informada. O edital se limita a informar que os ganhos serão variáveis, conforme desempenho e outros critérios.

Leia também

Vale ressaltar que as oportunidades são para diversas cidades de todo o Brasil. Portanto, é possível que existam vagas para o seu município ou para alguma cidade próxima.

continua depois da publicidade

Como informado, os registros devem ser feitos até o dia 15 de junho de 2022. A inscrição precisa ser realizada de forma online, no site do IBGE. De acordo com o edital, não haverá cobrança de taxa de participação no certame.

Concurso IBGE: como será a seleção

A seleção dos candidatos será feita por meio de análise de títulos. As pontuações seguirão as regras estabelecidas pelo edital publicado pelo IBGE. Em caso de empate entre candidatos, terá prioridade a pessoa que tiver 60 anos ou mais. Em seguida, se utilizará como critério quem foi jurado e, por fim, quem for mais velho.

continua depois da publicidade

Em caso de dúvidas, o interessado pode ligar para o telefone 0800 721 8181 do IBGE. O edital completo está disponível no site do órgão.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade