A restituição do Imposto de Renda (IR) 2022 já começou. No dia 31 de maio, Pessoas com Deficiência (PcD), aposentados e Professores receberam os valores. Recentemente, a Receita Federal anunciou que os próximos lotes terão o valor reajustado. Entenda.
Lembrando que o prazo de declaração do IR 2022 terminou em 31 de maio. No dia seguinte, a Receita Federal anunciou que 2 milhões de contribuintes caíram na malha fina. Essas pessoas serão notificadas e deverão aceitar a decisão do órgão ou recorrer.
Valor reajustado dos lotes da restituição do IR 2022
De acordo com a Receita Federal, os próximos lotes da restituição do Imposto de Renda 2022 terão reajuste de 1%. O objetivo é corrigir o valor da taxa básica de juros, determinada pela Selic. No mês de maio, após reunião do Copom, ela subiu de 11,75% para 12,75% (diferença de 1%).
Sendo assim, para não prejudicar os contribuintes, o órgão fará a correção automaticamente. O valor de 1% será aplicado sobre o montante total da restituição.
Quem recebeu no 1º lote não terá o reajuste, pois não havia passado um mês da mudança da Selic. Ao mesmo tempo, por ter recebido antes, a pessoa tem oportunidade de já investir ou gastar o recurso.
Calendário restituição do Imposto de Renda 2022
O primeiro pagamento do calendário da restituição do Imposto de Renda já foi feito, sendo que cerca de 3,3 milhões de pessoas receberam o dinheiro. Assim, restam quatro repasses:
- 2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
- 3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
- 4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
É possível conferir os pagamentos da restituição por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS). Além disso, existem as opções de verificação por meio do site da Receita Federal e do portal e-CAC. Gerralmente, os valores só são informados com uma semana de antecedência em relação aos repasses.
Nessas mesmas plataformas, quem caiu na malha fina pode verificar sua situação.