Reajuste no salário dos servidores públicos deve ficar para 2023, diz Bolsonaro

Em entrevista, Jair Bolsonaro descartou reajuste para servidores públicos neste ano, jogando aumento para 2023.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o reajuste no salário dos servidores deve ficar para o ano de 2023. Anteriormente, o presidente havia prometido que tentaria aumentar as remunerações do setor público, mas proposta do governo não estava agradando.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a inflação no Brasil, somente em 2021, foi de 10,06%. Sendo assim, os servidores estão perdendo o poder de compra de seus salários, com alguns órgãos já tendo feito greve.

Reajuste no salário dos servidores públicos deve ficar para 2023

A fala sobre o reajuste dos servidores foi feita durante uma entrevista ao SBT News, concedida nesta terça-feira, dia 07 de junho. O presidente apontou que é provável que haja aumento somente em 2023.

Leia também

“Lamento, pelo que tudo indica, não será possível dar nenhum reajuste para o servidor no corrente ano. Mas já está na legislação nossa, mandado para Parlamento, LOA etc, que para ano que vem teremos reajustes e reestruturações”, afirmou durante a entrevista.

continua depois da publicidade

No ano de 2021, Bolsonaro havia dito que o governo estava trabalhando para dar um aumento aos servidores. Entretanto, somente Policiais Federais, Policiais Rodoviários Federais e Agentes Penitenciários teriam direito a serem beneficiados.

Para o Orçamento de 2022, cerca de 1,737 bilhão foram separados pelo governo federal para que reajustes fossem feitos. Segundo o Ministério da Economia, tratava-se de uma reestruturação de carreira.

Entretanto, a situação gerou insatisfação por parte das outras categorias, que se sentiram desprestigiadas. Como informado, existem movimentos grevistas em vários órgãos, insatisfeitos com a política de reajuste salarial.

continua depois da publicidade

Ao sentir a pressão dos sindicatos, o governo passou a estudar um reajuste de 5% para todos os servidores federais. A quantia foi criticada pelos trabalhadores, pois foi apontado que somente a inflação de 2021 era o dobro do proposto pelo Ministério da Economia. Ainda houve uma proposta de ajuste no vale-alimentação, superior a R$ 600. Os servidores também não gostaram da proposta.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade