Inflação do Brasil supera a da Venezuela em março; entenda

O Brasil está entre os países com maiores taxas de inflação do mundo, ficando em oitavo lugar na lista.

Na sexta-feira (08/04), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o índice de inflação de março. No último mês, a taxa subiu para 1,62%, sendo a oitava mais alta do mundo atualmente. O índice supera o da Venezuela que vem sofrendo com grande crise econômica.

continua depois da publicidade

O país vizinho informou, no dia 06 de abril, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) local chegou a 1,4%. De acordo com o Banco Central da Venezuela (BCV), esse é o menor percentual já registrado desde agosto de 2012 (1,1%).

Essa queda mostra que a Venezuela está saindo do contexto de hiperinflação que vem vivendo nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, o país fechou o ano com a taxa em 130.060%. Nos quatro meses finais de 2021, o país já havia conseguido fechar a inflação em apenas um dígito.

Inflação no Brasil continua aumentando

Leia também

Apesar da valorização do real em relação ao dólar, os preços dos produtos continuam subindo no Brasil. O principal impacto está sobre os combustíveis e o gás de cozinha. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de março registrou a maior taxa de inflação desde 1994.

continua depois da publicidade

Entretanto, o 1,62% local ainda continua inferior aos 4% previstos na Argentina. Considerando o cálculo do IPCA de março, o Brasil entra no 8° lugar na lista de países com maior inflação.

Os sete primeiros são Zimbábue, Argentina, Angola, Etiópia, Nigéria, Haiti e Azerbaijão.

Outros países apresentaram alta no acumulado de 12 meses até fevereiro. São eles:

  • Estados Unidos: 7,87%;
  • Japão: 0,9% após meses de inflação negativa.

É possível que, no Brasil, o percentual continue subindo. O total do INPC nacional calculado para 2022, até agora, já aumentou de 4,25% em fevereiro para 6,70% em março.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade