2ª fase do dinheiro esquecido em bancos começa neste mês de junho?

Banco Central ainda está realizando atualizações no portal de consulta ao dinheiro esquecido em bancos e as datas da segunda fase ainda serão confirmadas.

A segunda fase do consulta de dinheiro esquecido em bancos ainda não tem data oficial. Originalmente, o procedimento deveria ter sido liberado no início do mês de maio. No entanto, por causa da greve dos servidores do Banco Central (BC), o calendário acabou sendo adiado.

continua depois da publicidade

A nova expectativa é de que o saque fosse feito agora no início de junho, mas o órgão não deu nenhuma confirmação. O portal criado para os cidadãos fazerem as consultas informa que essas "estão temporariamente suspensas para aprimoramento”. O Sistema de Valores a Receber (SVR) ainda não tem data para retornar ao funcionamento.

Dinheiro esquecido em bancos: sistema passa por atualizações

Finalizada no dia 16 de abril, a primeira fase liberou R$ 246 milhões para 2,85 milhões de brasileiros que tinham direito ao resgate. A grande maioria sacou valores inferiores a R$ 100. Depois disso, o BC deu início às atualizações no SVR para o lançamento da nova rodada, num novo formato.

Leia também

A ideia é que, ao invés das pessoas realizarem consulta e agendarem o saque, já seja possível receber o dinheiro esquecido em bancos já no primeiro acesso. Contudo, os servidores do Banco Central entraram em greve no dia 10 de maio, pedindo reajuste salarial e reestruturação de carreira.

continua depois da publicidade

A paralisação, que foi firmada por tempo indeterminado, acabou atrapalhando a instituição das mudanças no Sistema. Aqueles que não retiraram os valores, não precisam entrar em pânico. As quantias continuarão guardadas até a reabertura do procedimento pelo órgão.

O novo calendário ainda será disponibilizado e deve abarcar mais pessoas na segunda fase. Isso porque o BC deve cruzar dados dos clientes com mais instituições financeiras. Ou seja, quem tem conta em outros bancos, que não participaram da primeira rodada, poderá fazer o saque do dinheiro esquecido.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade