Restituição do Imposto de Renda 2022: veja calendário de pagamentos

Os pagamentos da restituição começam dia 31 de maio, próxima terça-feira, e o 1º lote será creditado para contribuintes que são prioridade.

Na última terça-feira, 24, a Receita Federal liberou a consulta ao 1º lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Estima-se que nessa primeira leva 3.383.969 contribuintes receberão o crédito, totalizando o valor de R$ 6,3 bilhões. A data definida para os depósitos foi dia 31 de maio. Veja quem será contemplado, como consultar e qual o cronograma de pagamentos.

Quem recebe a restituição no 1º lote?

O primeiro montante de restituição será daqueles com prioridade legal:

  • 226.934 contribuintes idosos com idade acima de 80 anos;
  • 2.305.412 contribuintes idosos com idade entre 60 e 79 anos;
  • 149.016 contribuintes que possuem qualquer deficiência física, mental ou doença grave;
  • 702.607 contribuintes que possuem como maior fonte de renda a magistratura, sendo esta a única classe de profissionais que terá prioridade.

Nos primeiros créditos serão contempladas também as restituições residuais dos anos anteriores.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2022?

Para saber se você será contemplado neste 1º lote de restituição, basta acessar o portal da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e em seguida em “Consultar a Restituição”.

As orientações gerais e os canais de prestação de serviço aparecerão na tela, que dará a opção de consulta simplificada ou completa da situação da declaração de IR, através do extrato de processamento emitido no portal e-CAC. No mesmo ato, o contribuinte pode retificar a declaração, caso encontre pendências.

Além da versão web, a Receita disponibiliza a consulta também através do aplicativo Meu Imposto de Renda (disponível para download nas versões Android e iOS) ou presencialmente, nos pontos de atendimento ao contribuinte.

Calendário de pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2022

Ainda que o prazo para declaração tenha sido prorrogado para o dia 31 de maio, a data prevista para creditar a restituição permanece a mesma: também dia 31 de maio de 2022, quando será pago o 1º lote.

Obedecendo a fila de prioridade, os contribuintes que primeiro entregaram a declaração dentro do prazo da Receita serão os primeiros a receberem, com exceção dos grupos citados acima, que receberão antes de todos.

Vale ressaltar que os contribuintes que tiverem retificado suas declarações terão a data de envio desta considerada para a ordem de prioridade de pagamento da restituição.

Os lotes de pagamento da restituição do Imposto de Renda de 2022 foram divididos em 5 grupos, veja o cronograma de datas:

  • 1º lote: pago em 31 de maio;
  • 2º lote: pago em 30 de junho;
  • 3º lote: pago em 29 de julho;
  • 4º lote: pago em 31 de agosto;
  • 5º lote: pago em 30 de setembro.

Leia também

você pode gostar também