Brasil ainda terá quantos feriados nacionais em 2022? Veja calendário

Segundo o calendário divulgado pelo Ministério da Economia no começo de 2022, este ano contém 14 feriados nacionais, sendo 5 pontos facultativos e somente uma data prolongada.

Por via de regra, os feriados nacionais são regidos por lei e indicam obrigatoriedade na suspensão de algumas atividades trabalhistas em todo o país. Desse modo, é diferente do ponto facultativo, que permite que os empregadores decidam se haverá folga ou não aos trabalhadores.

Todos os anos, o Ministério da Economia é responsável por divulgar um calendário com as datas dos feriados e pontos facultativos para o ano seguinte. Em 2022, a previsão é que haja quatorze feriados nacionais, sendo cinco deles pontos facultativos. Ademais, o único feriado prolongado foi o de 15 de abril, em celebração à Semana Santa.

Quais são os feriados nacionais que ainda teremos em 2022?

Entre janeiro e maio, foram celebrados três pontos facultativos e quatro feriados nacionais em 2022. Sendo assim, o calendário previsto para esse ano ainda tem sete datas comemorativas, mas sem previsão de datas prolongadas.

No geral, o calendário de feriados nacionais permite planejamento e organização das rotinas produtivas no país, o que interfere diretamente no funcionamento dos comércios e do setor de serviços. Além disso, os trabalhadores podem planejar suas folgas e também as férias a partir dessas datas. Confira a seguir quantos feriados nacionais ainda teremos em 2022:

EventoDataCategoria
Corpus Christi16 de junhoPonto facultativo
Independência do Brasil7 de setembroFeriado nacional
Dia de Nossa Senhora Aparecida12 de outubroFeriado nacional
Dia do Servidor Público28 de outubroPonto facultativo
Finados2 de novembroFeriado nacional
Proclamação da República15 de novembroFeriado nacional
Natal25 de dezembroFeriado nacional

Datas prolongadas

Segundo o calendário de feriados nacionais em 2022, o próximo feriado a ser celebrado é o Dia da Independência do Brasil, em 7 de setembro. Entretanto, apesar de cair em uma quarta-feira, não há previsão de emendar com o restante da semana, havendo somente um dia de descanso.

Do mesmo modo, o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, que também celebra o Dia das Crianças, cai em uma quarta-feira, sem possibilidade de extensão.

No caso do Dia do Servidor Público, a tendência é que somente a iniciativa privada mantenha as atividades, mas o ponto facultativo cai numa sexta-feira neste ano.

Apesar disso, a regra é que os serviços e produtos essenciais, como no setor de segurança pública e atendimento emergencial à saúde, continuem funcionando normalmente nos pontos facultativos e feriados nacionais. No entanto, é estabelecido uma rotina diferenciada, com horários de atendimento específicos, tanto no setor público quanto no privado.

Leia também

você pode gostar também