Enquanto milhões de brasileiros ainda precisam fazer a declaração do Imposto de Renda de 2022, a Receita Federal vem fazendo pagamentos de lotes residuais. Nesta sexta-feira 929/04), uma nova rodada foi liberada. Confira como consultar e quem recebe o lote residual da restituição do IR.
Vale lembrar que a declaração do Imposto de Renda 2022 teve o seu prazo estendido até o dia 31 de maio de 2022. Quanto antes a pessoa declarar, mais cedo receberá a restituição. Quem for obrigado a divulgar seus informes e não cumprir a exigência poderá cair na malha fina, pagar multas e ter problemas com a Justiça no futuro.
Restituição do IR: liberado novo lote residual
O novo lote residual faz parte de declarações anteriores do IR, ou seja, de 2021 para trás. De acordo com a Receita Federal, cerca de 210 mil pessoas possuem direito de receber o dinheiro. No grupo estão idosos, Pessoas com Deficiência (PcD) e contribuintes não prioritários. Aproximadamente R$ 180 milhões foram liberados.
A consulta pode ser realizada de forma online, na página da Receita Federal. É só clicar no botão “iniciar”. Depois, digite seus dados pessoais e vá em “consultar”. Caso haja algum recurso, a plataforma informará.
O dinheiro da restituição do Imposto de Renda é depositado na conta que o cidadão indicar. Caso ela esteja desativada ou impedida de receber os valores, o governo deposita em uma conta gratuita do Banco do Brasil. Lá, o dinheiro fica disponível por pelo menos um ano.
Caso o prazo se esgote, será necessário que o interessado faça o pedido da restituição por meio do portal eCAC.
Restituição Imposto de Renda 2022: calendário
Além dos lotes residuais, que são de anos anteriores, a Receita Federal também já divulgou as datas de pagamento dos cinco lotes de restituição de 2022. Confira o cronograma:
- 1º lote: 31 de maio de 2022;
- 2º lote: 30 de junho de 2022;
- 3º lote: 30 de julho de 2022;
- 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: 30 de setembro de 2022.
Vale lembrar que a restituição do Imposto de Renda de 2022 pode ser paga por meio do Pix. Basta informar a chave que contém o CPF.