Concurso Senado: órgão lança página com cursos, leis e provas anteriores

O site disponibiliza para concurseiros e estudantes uma série de informações sobre as edições anteriores do concurso, além de videoaulas e cursos gratuitos como referencial.

Após vinte dias do aval para a realização do exame, a Casa Legislativa criou a página oficial do concurso público do Senado Federal. Ao que tudo indica, o novo edital não tardará a sair, mas nesse meio tempo, concurseiros e estudantes podem acessar o site para acessar provas antigas, informações sobre a seleção, documentos oficiais e até mesmo materiais didáticos com download gratuito.

continua depois da publicidade

Disponível para toda a sociedade, o site também oferece videoaulas e cursos sobre a Constituição, mas também na área de Economia, Ciência Política e temas contemporâneos. Segundo o Senado, o conteúdo disponibilizado funciona como um referencial para o estudo, ficando a critério do candidato selecionar o material mais adequado para a preparação.

Funcionalidades do site

O conteúdo disponível não determina o conteúdo das provas, mas facilita a preparação por dispôr de tópicos diversos que caem nos exames. Além disso, a disponibilização das provas anteriores ajuda os concurseiros a entenderem o nível de dificuldade e formato das questões.

Leia também

Além das provas anteriores e videoaulas, o site do concurso oferece informações atualizadas sobre o andamento da tramitação, vinculado diretamente à Agência Senado.

continua depois da publicidade

Ademais, permite com que os interessados consultem a estrutura da Comissão Examinadora para 2022 e também o decreto publicado no Diário Oficial da União a respeito da realização das provas.

Novo concurso do Senado Federal

No dia 7 de abril, a Comissão Diretora da Casa Legislativa autorizou a abertura de certame para o concurso do Senado Federal, com 19 vagas. Apesar disso, não há confirmação das áreas que serão contempladas e nem cargos que serão oferecidos através da prova.

Apesar disso, dependendo da função, é possível que os salários cheguem a até R$ 35 mil, especialmente para profissionais de nível superior. Ainda não há previsão da divulgação do edital, mas a Casa Legislativa está com um déficit de mais de 1,5 mil servidores desde 2021.

continua depois da publicidade

No mais, o concurso Senado Federal teve sua comissão organizadora definida em 2019, pois a previsão inicial era a realização da prova para 2020. No entanto, a pandemia impossibilitou a aplicação do exame e o projeto foi engavetado na época.

A princípio, rumores apontavam para organização pelo Cebraspe, mas a Casa Legislativa informou que não havia contratos previstos. Com a pandemia, as atividades da comissão foram canceladas e as tramitações suspensas, de modo que somente a partir do novo edital em 2022 será possível escolher uma banca organizadora.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade