Tiradentes (21/04): veja o que abre e fecha durante o feriado prolongado

Nesta quinta-feira, 21 de abril, muitos estabelecimentos estarão fechados em razão feriado de Tiradentes. Veja o que abre e o que fecha.

A data em que é comemorado o dia de Tiradentes, 21 de abril, é um feriado nacional. Isso quer dizer que bancos, órgãos públicos e outras atividades não vão funcionar. Por isso, confira o que abre e fecha no feriado de Tiradentes.

continua depois da publicidade

A data de 21 de abril de 2022 faz referência ao dia da morte de Joaquim José da Silva Xavier, que foi um dos líderes do movimento emancipacionista contra a dominação de Portugal, que ficou conhecido como Inconfidência Mineira.

Tiradentes foi o único a receber a pena de ser enforcado em praça pública em 21 de abril de 1792. O então dentista e ativista político virou herói nacional e ganhou as páginas dos livros de história no Brasil.

Feriado de Tiradentes: veja o que vair abrir e fechar

Leia também

Por ser um feriado nacional, poucos estabelecimentos ficarão abertos. É importante lembrar que os serviços essenciais, como farmácias, padarias e hospitais permanecem com atendimento reduzido.

continua depois da publicidade

Agências bancárias

De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), não terá atendimento nas agências bancárias de todo o país. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como internet e mobile banking.

As contas de água, energia e telefone, que tiverem vencimento no dia 21 de abril poderão ser pagas no dia 22, sem acréscimo de juros. Nesta sexta-feira, 22 de abril de 2022, as agências reabrirão com atendimento normal aos clientes.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social estarão fechadas na quinta, 21 de abril, e também na sexta-feira, em razão do ponto facultativo autorizado pela Portaria ME nº 3.413.

continua depois da publicidade

Shoppings

Um destino muito procurado pelas pessoas em feriado e finais de semana, nas grandes cidades, são os shoppings de todo o país. Segundo a Alshop (associação que representa os lojistas de shoppings), a opção de lazer terá  atendimento em tempo reduzido.

Na quinta-feira, as unidades estarão de portas abertas das 14h às 20h. Já na sexta-feira, voltam ao horário normal de atendimento, no período das 10h às 22h.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade