Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 19 de abril de 2022, Portaria do Ministério da Economia que inclui o dia 22 de abril entra na lista de pontos facultativos para servidores federais. Com a alteração, servidores passam a ter nove feriados e seis pontos facultativos durante este ano de 2022.
O dia 22 de abril, próxima sexta-feira, sucede o feriado de 21 de abril, data em que se celebra o Dia de Tiradentes. Assim, os servidores federais terão quatro dias seguidos de descanso.
O que é o ponto facultativo?
São considerados “ponto facultativo” datas próximas a feriados estabelecidos pelo calendário oficial que poderão, conforme critérios internos de órgãos ou empresas públicas, ter ou não expediente.
Conforme previsão na portaria alterada, “caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais afetos às respectivas áreas de competência”.
Próximos feriados de 2022
Para algumas pessoas, este ano ainda acontecerão dois feriados prolongados, confira as datas:
- 21 de abril, quinta-feira — Tiradentes: o único feriado prolongado do primeiro semestre para aqueles que irão emendar a sexta-feira;
- 15 de novembro, terça-feira — Proclamação da República: é o único feriado que pode ser prolongado do segundo semestre, caso seja concedida a segunda-feira (14/11) de folga.
Além dos feriados prolongados, 2022 ainda terá:
- 7 de setembro, que cai numa quarta-feira, sendo comemorada a Independência do Brasil: com o famoso grito “Independência ou Morte”;
- 12 de outubro, que cai numa quarta-feira, onde é comemorado o dia de Nossa Senhora da Aparecida, padroeira do Brasil: ainda que este seja um feriado religioso, ele se estende para todo o território nacional;
- 2 de novembro, que cai numa quarta-feira, é o dia de Finados: um dia para estar mais recluso e refletir sobre as pessoas que já se foram;
- 25 de dezembro, cai num domingo, é celebrado o Natal: uma data de comemoração religiosa para passar junto aos familiares.
Como pode-se constatar, a lista é realmente pequena para 2022, mas ainda assim dá para anotar na agenda e se programar para realizar pequenas viagens ou aproveitar o tempo para descansar, desenvolver projetos pessoais e tirar planos do papel.