Nesta sexta-feira (08/04), mais um grupo de pessoas físicas e jurídicas é liberado para consultar e agendar saques do dinheiro esquecido em bancos. De acordo com o calendário do Banco Central (BC), pessoas nascidas e empresas abertas entre 1982 e 1983 já podem realizar o procedimento.
Quem nasceu ou fundou seu próprio negócio até 1981 já teve a chance de fazer a verificação dos valores. O novo cronograma tem datas de acesso para outros cinco grupos além de duas datas de repescagem para quem perdeu o prazo. A partir do dia 17 de abril, o sistema será fechado.
“Esse novo ciclo foi pensando para aquelas pessoas que não tiveram oportunidade de entrar no Sistema. Agora, os cidadãos e as empresas terão todo o dia para acessar o Sistema na data agendada, o que dá mais flexibilidade para quem deseja resgatar seus valores”, afirmou Carlos Eduardo Gomes, chefe do Departamento de Atendimento Institucional do BC.
Dinheiro esquecido em bancos: calendário de consulta e agendamento
É importante ressaltar que o calendário divulgado pelo Banco Central não é para fazer o saque do dinheiro esquecido em bancos. As datas são para consultar e agendar a retirada. O objetivo é evitar que o Sistema de Valores a Receber (SVR) fique sobrecarregado. Veja quais são as próximas liberações:
- 08 de abril de 2022: pessoas nascidas e empresas abertas entre 1982 e 1983;
- 09 de abril de 2022: repescagem;
- 11 de abril de 2022: entre 1984 e 1985;
- 12 de abril de 2022: entre 1986 e 1988;
- 13 de abril de 2022: entre 1989 e 1992;
- 14 de abril de 2022: entre 1993 e 1997;
- 15 de abril de 2022: a partir de 1998;
- 16 de abril de 2022: repescagem.
Os dias de repescagem são novas chances para quem não fez o procedimento no tempo certo. Após o encerramento desse cronograma, o Banco Central deve atualizar o serviço e liberar novos acessos em 02 de maio. A partir dessa data, o saque do dinheiro esquecido poderá ser feito sem a necessidade de agendamento.
“O sistema contará com informações novas repassadas pelas instituições financeiras. Ou seja, mesmo quem já resgatou seus recursos e quem não tinha valores a receber na primeira etapa deve consultar novamente o sistema, pois os dados serão atualizados e pode haver recurso novo”, afirmou o BC em nota.
Dinheiro esquecido em bancos: como consultar e agendar o saque
Os interessados em saber quanto têm disponível devem verificar no site do SVR criado pelo Banco Central. Inicialmente, é necessário consultar os valores informando CPF ou CNPJ e data de nascimento ou fundação de empresa. Além de informar a quantia, o sistema também vai dizer se você já está apto a fazer o agendamento.
Caso esteja dentro do prazo para realizar a solicitação do dinheiro esquecido em bancos, você precisa:
- Retornar à página inicial do SVR;
- Fazer login com conta Gov.BR (precisa ser nível prata ou ouro). Quem ainda não tiver cadastro deve fazer um na hora de forma gratuita;
- Ler e aceitar o Termo de Ciência;
- Escolher se quer receber o dinheiro via Pix ou por transferência bancária.
Aqueles que têm o dinheiro disponível devem recebê-lo em até 12 dias úteis após o procedimento. O Banco Central chama a atenção dos cidadãos para possíveis golpes.
Antes de consultar e agendar o saque, verifique se está no portal correto. Além disso, não clique em links suspeitos de e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram, porque o BC não entra em contato por esses meios.