Recentemente, a Receita Federal alterou o prazo final para declarar o Imposto de Renda 2022. Entretanto, também foi anunciado que o calendário de restituição continua sendo o mesmo. Sendo assim, veja as datas e como funciona a devolução de valores.
Lembrando que o envio da declaração do Imposto de Renda deve ser feito até o dia 31 de maio de 2022. Quem é obrigado a divulgar os informes e não fizer, poderá cair na malha fina. Assim, aplicação de multas e problemas com a Justiça podem ocorrer.
Restituição do IR: como funciona
De acordo com a Receita Federal a restituição é feita conforme a data de entrega da declaração do Imposto de Renda. Quanto mais cedo, mais chances de ficar entre os primeiros lotes.
Além da data de envio dos informes, também é levado em consideração se a pessoa é idosa, possui algum tipo de doença grave ou se é considerada como PcD (Pessoa com Deficiência). Ainda vale ressaltar que os Professores são a única categoria profissional que possui prioridade nos lotes.
O dinheiro é devolvido conforme o cálculo feito pelo sistema da Receita Federal. É levado em consideração os rendimentos e os gastos que a pessoa teve ao longo do ano passado. Despesas com saúde e educação costumam ter deduções, o que beneficia o declarante.
Calendário da restituição do IR 2022
A restituição do Imposto de Renda começa no dia 31 de maio e vai até 30 de setembro, sendo dividida em cinco lotes. Veja o calendário completo na sequência:
- 1º lote: 31 de maio de 2022;
- 2º lote: 30 de junho de 2022;
- 3º lote: 30 de julho de 2022;
- 4º lote: 31 de agosto de 2022;
- 5º lote: 30 de setembro de 2022.
Entre as novidades do Imposto de Renda 2022 está a opção de o interessado receber a restituição por meio do Pix. No caso, é só informar o desejo de receber o dinheiro dessa maneira.