Mais de 620 mil candidatos realizaram suas inscrições para participar do processo de seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e devem fazer prova no próximo domingo, 10 de abril de 2022, para concorrer às mais de 206 mil vagas temporárias para realização do Censo. A seguir, confira o calendário completo do Concurso IBGE.
Em janeiro deste ano, o IBGE abriu editais para profissionais de níveis médio e fundamental. As vagas foram divididas pelos seguintes cargos:
- 5.450 vagas para Agente Censitário Municipal;
- 18.420 vagas para Agente Censitário Supervisor; e
- 183.021 vagas para a função de Recenseador.
O certame está sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as oportunidades estão distribuídas em 5.297 municípios do país.
Calendário Concurso IBGE: veja as principais datas
As inscrições foram realizadas até o dia 21 de janeiro e as provas objetivas estão previstas para acontecer neste domingo, 10 de abril de 2022, que serão compostas por questões de múltipla escolha.
A prova para o cargo de recenseador será aplicada às 9h e possui três horas de duração. Os candidatos farão uma prova objetiva, com 50 questões, divididas entre:
- 10 de Língua Portuguesa;
- 10 de Matemática;
- 5 sobre Ética no Serviço Público;
- 25 de Conhecimentos Técnicos.
Já os candidatos aos demais cargos vão fazer a prova às 14h30, que terá duração de três horas e trinta minutos. Serão 60 questões, confira a distribuição:
- 10 de Língua Portuguesa;
- 10 de Raciocínio Lógico Quantitativo;
- 5 de Ética no Serviço Público;
- 15 de Noções de Administração/Situações Gerenciais;
- 20 de Conhecimentos Técnicos.
Os gabaritos estão previstos para serem divulgados na segunda-feira, dia 11 de abril, no site da FGV. Já o resultado, deverá sair em 20 de maio.
Censo Demográfico 2022
Após adiamentos desde 2020, o levantamento nacional deve ser realizado em 2022. Os profissionais contratados por meio do processo seletivo IBGE vão auxiliar nesse processo.
Segundo o edital, Recenseadores vão atuar durante três meses fazendo entrevistas. Dessa forma, entre os meses de agosto a outubro, esses servidores devem visitar as casas dos brasileiros para a coleta de informações.
Os Agente Censitários serão contratados pelo período de cinco meses, para desenvorem suas atividades entre agosto e dezembro. A maioria do trabalho será desenvolvido com objetivo de supervisionar e auxiliar os Recenseadores.
Tendo em vista a pandemia que ainda não foi finalizada, Recenseadores e Agentes deverão manter o distanciamento social na hora das entrevistas e higienizar as mãos e equipamentos com álcool em gel. O IBGE também disponibilizou outros dois formatos do Censo para quem preferir: via internet ou por telefone.
Esclarecimento de dúvidas e outras informações podem ser obtidas nos canais de atendimento do órgão.