Pix se tornará serviço essencial no país? Entenda o projeto de lei

Projeto de lei quer ferramenta de transações instantâneas do Banco Central, Pix, como serviço essencial no Brasil.

O Projeto de Lei nº 817/2022, de autoria do Deputado Federal Kim Kataguiri (União — SP), foi protocolado nesta terça-feira, 5 de abril de 2022, com objetivo de alterar a lei da greve e tornar o Pix serviço essencial no Brasil. É importante lembrar que a ferramenta de transações instantâneas do Banco Central pode ser interrompida, de forma parcial, em razão da greve dos servidores.

continua depois da publicidade

Conforme a lei da greve no Brasil, os serviços essenciais precisam ser mantidos quando acontecem as paralisações. Em caso de greve, portanto, devem continuar os serviços de:

  • Abastecimento e tratamento da água;
  • Leia também
  • Distribuição e produção de energia elétrica, gás e combustíveis;
  • Assistência médica e hospitalar;
  • distribuição e comercialização de medicamentos e alimentos;
  • Funerários;
  • Transporte coletivo;
  • Tratamento de esgoto e lixo;
  • Entre outros.

Pix pode se tornar serviço essencial?

O Projeto de Lei foi apresentado nesta terça-feira e pretende alterar a Lei 7.783/1989, com objetivo de proteger a população brasileira da interrupção de serviços essenciais, em caso de greve na iniciativa privada ou no setor público.

Segundo o autor do projeto, em sua justificativa, "Paralisar tais serviços em caso de greve significa impor uma chantagem à população brasileira. Mesmo a população mais humilde utiliza o sistema Pix para fazer transações", afirmou.

continua depois da publicidade

O texto foi apresentado e atualmente aguarda despacho do Presidente da Câmara dos Deputados.

Greve dos servidores do Banco Central vai afetar Pix?

Além da previsão sobre as operações Pix, que podem sofrer com a paralisação dos profissionais do Banco Central, a instituição adiou a divulgação de estatísticas do mês de fevereiro. O projeto de criação do real digital também pode ser afetado pela greve.

O presidente do Sindicato Nacional de Funcionários do Banco Central, Fábio Faiad, atribuiu o atraso à paralisação dos servidores.

continua depois da publicidade

Por meio de nota, o Banco Central informou haver planos para manutenção do funcionamento de atividades essenciais, como Pix, Selic, STR [Sistema de Transferência de Reservas] e outros.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade