Pix errado: é possível resgatar valor que foi transferido por engano?

O Banco Central informa que não é possível reverter a transferência. Mas há algumas atitudes a se tomar quando for feito Pix errado.

O Pix é uma plataforma de transferência de valores de forma online em instituições bancárias, que permite repasses instantâneos. A ferramenta foi criada com objetivo de modernizar e dar mais segurança no sistema financeiro no Brasil. Caso tenha feito um Pix errado, veja se tem possibilidade de resgatar o valor.

continua depois da publicidade

As transferências podem ser realizadas por meio chaves eletrônicas Pix, que podem ser número do CPF, número de celular, e-mail ou uma chave aleatória.

Pix errado: é possível resgatar?

Segundo o Banco Central (BC), não é possível reverter ou cancelar essa categoria de transação se ela já tiver sido confirmada. Ao realizar a transferência instantânea, haverá um aviso informando que ela não poderá ser desfeita.

Leia também

Dessa forma, antes de realizar a confirmação do envio do dinheiro, verifique se todas as informações do destinatário estão corretas. Contudo, se acontecer o Pix errado, algumas dicas podem ser úteis na hora de tentar reaver o valor.

continua depois da publicidade

Caso você conheça ou tenha o contato da pessoa para quem o Pix foi feito errado, é possível pedir para ela estornar o dinheiro. Peça para que ele entre no aplicativo do banco e encontre a função “Devolver valor”.

Contudo, se você não conhece a pessoa para quem enviou o valor, a dica é verificar a chave-Pix. Caso seja CPF, telefone ou e-mail, poderá fazer uma pesquisa e identificar o cidadão.

Já se a chave for aleatória, o procedimento é um pouco mais difícil. Nessa situação, o recomendável é entrar em contato com o banco que o destinatário do Pix errado é cliente. Essa informação pode ser verificada no comprovante da transferência.

continua depois da publicidade

Mesmo entrando em contato com a instituição financeira, isso não significa que você receberá seu dinheiro de volta. Dessa forma, fique atento antes de realizar uma transferência bancária.

Pix pode ser devolvido?

No mês de novembro do ano passado, um ano depois do lançamento do sistema, o BC criou uma norma que coloca em prática o Mecanismo Especial de Devolução (MED).

Por meio desse mecanismo, passa a existir um conjunto de regras e de procedimentos operacionais que as instituições financeiras participantes devem seguir para efetivar uma devolução de dinheiro via Pix.

continua depois da publicidade

O mecanismo só funciona, no entanto, em situações específicas:

  • Suspeita do uso do Pix para fraude;
  • Falha no sistema de qualquer dos participantes.

Assim, o usuário que fez um Pix por engano não se encaixaria neste formato para reaver o dinheiro. No entanto, cabe à instituição financeira avaliar cada caso e entender se o mecanismo de devolução se aplica ou não.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade