Novo RG físico e digital: veja regras e principais mudanças

Novo RG terá emissão gratuita. Até março de 2023, haverá a implementação no país. Confira como emitir o documento.

O novo RG já está valendo para todo o Brasil. Implementado no mês de março, o documento conta com diversas mudanças em relação ao modelo antigo e dispõe com versões física e digital. Confira as principais novidades do RG e como emitir o documento.

continua depois da publicidade

Antes disso, observe um exemplar do novo RG na imagem abaixo:

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg

Foto: Reprodução / Governo Federal - Decreto 10.977/22

Principais mudanças do novo RG

Leia também

Entre as principais mudanças do RG, podemos citar a unificação com o CPF, possibilidade de adicionar os números de outros documentos, validade, versão digital, QR Code e itens de segurança. Veja mais sobre cada um deles:

Versão digital e QR Code

Agora, o RG terá uma versão digital, semelhante ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (Android e iOS). O aplicativo pode ser baixado nos smartphones, fazendo com que o documento seja aceito assim como a versão física.

continua depois da publicidade

Inclusive, a versão em papel será autenticada por meio de um QR Code. Assim, será mais fácil para autoridades ou empresas saberem se o documento é verdadeiro.

Validade

A validade do novo RG será de dez anos a partir da data de emissão Trata-se de um padrão já utilizado em outros países como Portugal. Para fazer com que a transição para o novo modelo seja feita, o governo informou que a versão antiga possui validade de dez anos.

Por outro lado, maiores de 60 anos não precisam tirar o novo RG. A versão antiga não perderá a validade.

continua depois da publicidade

Unificação com CPF e dados de outros documentos

O RG será unificado com o CPF, o que dá uma maior segurança ao usuário e evita fraudes. No modelo antigo, é possível que a pessoa tenha um RG para cada estado. Além disso, o novo RG permite que sejam adicionados os números dos seguintes documentos:

  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Documento de identidade profissional
  • Carteira Nacional de Saúde (CNS);
  • (Número de Inscrição Social (NIS);
  • PIS/Pasep.

Os números adicionais só são acrescentados caso a pessoa leve o documento original. Por exemplo, para ter o Título de Eleitor no novo RG, será necessário levar o documento. O novo RG não substitui a CNH e nem o passaporte.

continua depois da publicidade

Itens de segurança

O novo RG conta com mais itens de segurança, com códigos impressos em marcas d’água e outros que só podem ser vistos com luz ultravioleta. Além disso, há a introdução do Machine Readable Zone (MRZ) código que costuma ser utilizado em passaportes.

Como tirar o novo RG

O novo RG continuará sendo emitido pelos mesmos órgãos de segurança e secretarias que já realizavam o serviço anteriormente. A diferença é que agora existe um período de adaptação para que o novo modelo seja implementado.

Segundo o governo federal, até março de 2023, todos os locais deverão estar aptos a emitirem a nova versão. Caso o seu local ainda não faça o novo RG, é possível tirar a versão antiga.

A emissão do novo RG exige que o interessado apresente a certidão de nascimento em versão digital ou física. Quem ainda não fez biometria, deverá passar pelo processo. Não há custos para obter o documento de identidade.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade