Novo RG físico e digital: veja regras e principais mudanças

Novo RG terá emissão gratuita. Até março de 2023, haverá a implementação no país. Confira como emitir o documento.

O novo RG já está valendo para todo o Brasil. Implementado no mês de março, o documento conta com diversas mudanças em relação ao modelo antigo e dispõe com versões física e digital. Confira as principais novidades do RG e como emitir o documento.

continua depois da publicidade

Antes disso, observe um exemplar do novo RG na imagem abaixo:

novo rg, novo documento de identidade, novo modelo de rg
Foto: Reprodução / Governo Federal – Decreto 10.977/22

Principais mudanças do novo RG

Entre as principais mudanças do RG, podemos citar a unificação com o CPF, possibilidade de adicionar os números de outros documentos, validade, versão digital, QR Code e itens de segurança. Veja mais sobre cada um deles:

Versão digital e QR Code

Agora, o RG terá uma versão digital, semelhante ao que já ocorre com a Carteira Nacional de Habilitação (Android e iOS). O aplicativo pode ser baixado nos smartphones, fazendo com que o documento seja aceito assim como a versão física.

continua depois da publicidade

Inclusive, a versão em papel será autenticada por meio de um QR Code. Assim, será mais fácil para autoridades ou empresas saberem se o documento é verdadeiro.

Validade

A validade do novo RG será de dez anos a partir da data de emissão Trata-se de um padrão já utilizado em outros países como Portugal. Para fazer com que a transição para o novo modelo seja feita, o governo informou que a versão antiga possui validade de dez anos.

Por outro lado, maiores de 60 anos não precisam tirar o novo RG. A versão antiga não perderá a validade.

continua depois da publicidade

Unificação com CPF e dados de outros documentos

O RG será unificado com o CPF, o que dá uma maior segurança ao usuário e evita fraudes. No modelo antigo, é possível que a pessoa tenha um RG para cada estado. Além disso, o novo RG permite que sejam adicionados os números dos seguintes documentos:

  • Título de Eleitor;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Documento de identidade profissional
  • Carteira Nacional de Saúde (CNS);
  • (Número de Inscrição Social (NIS);
  • PIS/Pasep.

Os números adicionais só são acrescentados caso a pessoa leve o documento original. Por exemplo, para ter o Título de Eleitor no novo RG, será necessário levar o documento. O novo RG não substitui a CNH e nem o passaporte.

continua depois da publicidade

Itens de segurança

O novo RG conta com mais itens de segurança, com códigos impressos em marcas d’água e outros que só podem ser vistos com luz ultravioleta. Além disso, há a introdução do Machine Readable Zone (MRZ) código que costuma ser utilizado em passaportes.

Como tirar o novo RG

O novo RG continuará sendo emitido pelos mesmos órgãos de segurança e secretarias que já realizavam o serviço anteriormente. A diferença é que agora existe um período de adaptação para que o novo modelo seja implementado.

Segundo o governo federal, até março de 2023, todos os locais deverão estar aptos a emitirem a nova versão. Caso o seu local ainda não faça o novo RG, é possível tirar a versão antiga.

A emissão do novo RG exige que o interessado apresente a certidão de nascimento em versão digital ou física. Quem ainda não fez biometria, deverá passar pelo processo. Não há custos para obter o documento de identidade.

Leia também

você pode gostar também

Comissão da Câmara aprova novo piso salarial para ESTA carreira

O Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados foi aprovado recentemente pela comissão especial permanente. A iniciativa prevê um novo piso salarial para uma das categorias profissionais brasileiras.

Restituição do IRPF 2023: saiba como consultar o status pela internet

A restituição do IRPF 2023 já começou a ser liberada. Confira o calendário oficial e como consultar o status pela internet.

Bancos vão abrir no dia de Corpus Christi?

O dia de Corpus Christi, celebrado na próxima quinta-feira, 8 de junho, afeta o funcionamento dos bancos e das agências do INSS. Veja os horários a seguir.

Salário mínimo 2023: como ficou o salário em cada estado?

Alguns estados adotam o salário mínimo regional, com valores próprios estipulados para categorias de trabalhadores. Confira como ficou o salário em cada um desses estados.

Concursos abertos somam mais de 67 mil vagas no Brasil

Concursos abertos somam milhares de vagas abertas para profissionais de diferentes níveis de escolaridade, além de oferecer oportunidades de estágio.

MEI 2023: entenda as consequências de não pagar a contribuição corretamente

As consequências de não pagar a contribuição mensal do MEI em 2023 podem causar a perda de direitos, como o acesso aos benefícios previdenciários, participação em programas de financiamento e até cancelamento do CNPJ.