Novo RG: como vai funcionar o QR Code no documento? Entenda as regras

O novo RG apresenta mudanças, como versão digital e validação do QR Code. Veja o prazo para emitir o seu novo documento.

novo RG tem mudanças quanto ao modelo anterior usado como carteira de identidade no Brasil, como a validação do QR Code. Com isso, o objetivo principal é unificar a identificação civil dos brasileiros através do número do CPF, além de garantir maior segurança ao documento. Anunciado em fevereiro de 2022, o planejamento do Governo instituiu até março de 2023 para que a fase de adaptação das instituições públicas responsáveis esteja concluída.

continua depois da publicidade

Com isso, as Secretarias de Segurança Pública regionais terão até essa data para se adaptar às novas regras. A transição para o novo documento acontece de maneira gradual.

O documento atual permanece tendo validade durante dez anos para a população com até 60 anos. No caso dos cidadãos com idade acima de 60, a previsão é que o documento continue sendo aceito por tempo indeterminado.

Novo RG: segurança por QR Code

Leia também

O novo modelo de carteira de identidade que será aceita no Brasil terá número unificado e QR Code. O objetivo dessas mudanças é unificar o número do documento e promover a segurança das informações.

continua depois da publicidade

O novo documento é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive quando o cidadão estiver offline.

A emissão da nova carteira de identidade será gratuita, e os institutos de identificação terão prazo até 6 de março de 2023 para se adequar à mudança. O decreto entrou em vigor em 1º de março.

O que vai mudar com o novo RG?

A principal mudança será a unificação a partir do Cadastro de Pessoas Físicas. Atualmente, cada unidade federativa é responsável pela emissão de um número de RG. Dessa forma, um cidadão pode ter até 27 números de RG ao longo da vida, representando um excesso de dados nos sistemas do Governo Federal.

continua depois da publicidade

Portanto, a unificação através do CPF permite um único código, de natureza vitalícia e intransferível para cada brasileiro.

Outra novidade é a presença do código MRZ, que também consta em passaportes. Apesar de não substituir esse documento, a expectativa é que o novo RG possa ser utilizado como documento de identificação nos países do Mercosul, do qual o Brasil faz parte.

Ainda que possua uma versão digital, o aplicativo também permite emissão do comprovante para salvar nos aparelhos ou imprimir. Desse modo, a versão impressa também estará disponível.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade