Home office: entenda as novas regras do governo para trabalho remoto

A partir da assinatura da medida provisória, o trabalho remoto recebe moldes específicos que atualizam as regras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho.

Na última sexta-feira (25), o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou a medida provisória que regulamenta as regras para o trabalho remoto, conhecido também como home office ou teletrabalho. Sobretudo, a medida surge para regulamentar a modalidade de trabalho nos arranjos trabalhistas.

continua depois da publicidade

Em primeiro lugar, o documento define o trabalho remoto como “prestação de serviços fora das dependências da empresa, de maneira preponderante ou híbrida, que, por sua natureza, não pode ser caracterizada como trabalho externo”.

Segundo o Ministério do Trabalho, a normatização dessa atividade permite modernizar e atualizar a regulação da atual Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de acordo com as mudanças na forma de se trabalhar.

A princípio, o trabalho remoto se tornou uma modalidade de trabalho preponderante em decorrência da pandemia da COVID-19 e das medidas de isolamento social. De acordo com um levantamento realizado pela empresa de consultoria BTA, esse modelo de trabalho se tornou padrão para 43% das empresas brasileiras.

continua depois da publicidade
Leia também

Quais são as novas regras para o trabalho remoto?

Em primeiro lugar, a medida provisória estabelece que a contratação no regime de home office seja feita tanto por jornada de trabalho quanto por produção ou tarefa. Desse modo, há maior flexibilização na contratação e também na própria rotina produtiva. Ademais, a medida prevê que esse regime contemple estagiários e aprendizes.

No entanto, é fundamental que o trabalho remoto conte com um contrato individual de trabalho, onde constem os horários e os meios de comunicação entre as partes, bem como os repousos assegurados por lei.

continua depois da publicidade

Além disso, fica disponível ao empregador alterar o regime de trabalho a partir da notificação ao empregador com antecedência, sem necessidade de acordos individuais ou coletivos, bem como alteração prévia no contrato de trabalho.

Nesse caso, é necessário informar com no mínimo 48 horas de antecedência, por meio escrito ou eletrônico. As mudanças preveem alteração do regime presencial para o regime remoto, ou retorno para o trabalho presencial. Mais ainda fica disponível às partes realizar acordos individuais, envolvendo mudanças na jornada ou no salário, por exemplo.

Em relação aos equipamentos, caso o empregado não possua a infraestrutura necessária para realização de suas atividades, é função do empregador fornecer esses equipamentos em regime de empréstimo gratuito. Sobretudo, esse investimento não consta como verba salarial.

continua depois da publicidade

No que diz respeito ao tempo de serviço, a medida provisória prevê que o período da jornada de trabalho será calculado de acordo com o tempo de trabalho à disposição do empregador. Nesse sentido, o tempo de utilização dos equipamentos tecnológicos e da infraestrutura não contam como tempo de disposição, exceto se isso for previsto em acordo individual ou convenção de trabalho.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade