A nova versão da Carteira Nacional de Identidade já foi apresentada pelo governo federal. O documento contará com novos itens de segurança e possui regras diferentes das anteriores. Veja qual será a validade do novo RG e como será a emissão.
A nova versão do documento foi criada a partir do Decreto nº 10.977, publicado no dia 23 de fevereiro de 2022, no Diário Oficial da União. Nela, constam todos os detalhes do novo RG.
Novo RG: validade da Carteira Nacional de Identidade
De acordo com o governo federal, o novo RG terá validade de dez anos, devendo ser renovado sempre que vencer. Já a antiga identidade pode variar. O documento de quem tem até 60 anos passará a ter validade de 10 anos. Assim, a versão antiga não será aceita se o prazo expirar, sendo obrigatória a troca para o novo modelo.
Por outro lado, pessoas com mais de 60 anos não precisarão fazer o novo RG, já que o documento antigo não perderá a validade nesse caso. Portanto, será optativo para os idosos.
A emissão será gratuita, sendo realizada pelos mesmos órgãos que já faziam o documento anteriormente. Entretanto, haverá um prazo de adaptação que vai até o dia 03 de março de 2023. A partir desse dia, todos os locais já devem fazer o novo documento.
Outras mudanças do novo RG
Além da questão da validade, o novo RG contará com outras mudanças. Veja:
- CPF: o RG será unificado com o CPF. Assim, dará mais segurança ao documento e evitará fraudes, pois, atualmente, é possível ter um RG diferente em cada estado;
- QR Code: semelhante ao que ocorre na Carteira Digital de Trânsito, haverá um QR Code para autenticar o documento;
- MRZ: o Machine Readable Zone (MRZ) é o mesmo código que já existe nos passaportes, dando mais segurança.
Vale ressaltar que o novo RG não substitui o passaporte nem a CNH, então, ainda é preciso que a pessoa tenha os dois documentos.