Carteira Digital de Trânsito: como fazer cadastro de acesso pelo CPF

Conheça todo o passo a passo para fazer o cadastro de acesso da sua Carteira Digital de Trânsito pelo seu CPF.

Milhares de motoristas brasileiros estão optando pela Carteira Digital de Trânsito (CDT), principalmente pela comodidade e segurança oferecidas no dia a dia. Mas você sabe como fazer cadastro de acesso da sua CDT pelo CPF? Se a resposta for negativa, gostaríamos de te convidar para ler todo esse post, que vai te ensinar como fazer isso e muito mais.

Mas o que é a Carteira Digital de Trânsito?

Trata-se de um moderno aplicativo que armazena os principais documentos digitalizados de qualquer cidadão brasileiro, de forma extremamente segura e prática.

No momento, os únicos documentos disponibilizados de forma digital são: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O aplicativo está disponível para celulares iOS ou Android. Toda pessoa que possui Carteira Nacional de Habilitação ou o CRLV registrado em seu nome, já pode utilizar esse moderno aplicativo. Baixa instalá-lo em seu celular e pronto.

A Carteira Digital de Trânsito é segura?

Sim. Você pode ficar tranquilo quanto a isso, já que todos os documentos da Carteira Digital de Trânsito trazem um QR Code e uma assinatura digital do cidadão. Ambos garantem a total autenticidade e validade jurídica a esse documento, em qualquer tipo de situação.

Como posso fazer o cadastro de acesso pelo CPF em minha Carteira Digital de Trânsito?

O processo é bem simples, por isso, elaboramos um passo a passo a ser seguido. Vamos lá?

  1.  Primeiramente, o usuário deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular e fazer o cadastro, que é bem rápido. Antes de concluir, confira se todas as informações estão corretas;
  2. Caso queira, o cadastro também poderá ser feito através do Portal de Serviços da Senatran, que é bastante interativo e ainda traz outras informações importantes;
  3. Depois que você fizer o cadastro com os seus dados pessoais e o sistema confirmar a autenticidade das mesmas, um link será enviado para o e-mail que foi informado previamente;
  4. Acesse o seu e-mail pessoal e clique no link enviado para fazer a ativação da sua conta;
  5. Agora, acesse o aplicativo e faça o login usando o seu CPF e a senha numérica definida por você. Prontinho!

Agora que você aprendeu como acessar a sua Carteira Digital de Trânsito através do seu CPF, pode desfrutar dessa comodidade e ter os seus documentos sempre à mão e de uma forma segura.

Quais são as vantagens da Carteira Digital de Trânsito?

Conheça os benefícios que esse importante documento pode trazer para o seu dia a dia:

  • Maior praticidade, já que é possível ter a sua CDT na tela do seu celular e com a mesma autenticidade da versão impressa. E o melhor: sem risco de perdas ou extravios;
  • Mais segurança, já que a Carteira Digital de Trânsito traz informações criptografadas, além da sua assinatura digital. E isso se traduz em uma menor possibilidade do documento ser falsificado ou usado de forma indevida, por exemplo;
  • Maior versatilidade e usabilidade, já que o moderno aplicativo permite criar arquivos no formato PDF da sua CNH e do CRLV, que podem ser enviados para o seu e-mail ou outros dispositivos.
  • Esses documentos têm a mesma validade jurídica e em quaisquer outras situações que exijam a devida identificação do indivíduo;
  • Mais economia de tempo e dinheiro, pois o cidadão não vai precisar mais gastar com impressões, autenticações em cartórios e até digitalização desses documentos. Basta ele enviar o arquivo em PDF da sua Carteira Digital de Trânsito para os locais que já adotaram o processo eletrônico.

Viu como as vantagens da Carteira Digital de Trânsito podem fazer a diferença no seu dia a dia? Com o seu celular e uma boa conexão com a internet, é possível ter mais praticidade em todos os momentos.

Perdi o meu celular. Corro algum risco da minha CDT ser usada por terceiros?

De forma alguma. Uma chave de acesso faz a total proteção da sua Carteira Digital de Trânsito. Além disso, todas as informações são criptografadas.

Mas você também pode desconectar o dispositivo cadastrado no Portal de Serviços da Senatran, que vai remover todos os documentos digitais que foram cadastrados no aparelho que foi perdido ou roubado.

Como posso desconectar o meu celular do Portal de Serviços?

Caso você queira ou precise desconectar o seu dispositivo cadastrado no Portal de Serviços da Senatran, basta seguir as orientações abaixo:

  1. Acesse o Portal de Serviços da Senatran e faça o seu login normalmente;
  2. Escolha o menu “Carteira Digital” e clique na opção “Instalações”;
  3. Na última instalação do dispositivo que foi realizada, vai aparecer o indicador de “Status” mostrando a opção “Conectado”;
  4. Basta clicar no botão “Desconectar” e pronto.

Vale reforçar que a CDT ou o CRLV digital não são de caráter obrigatório. Quem preferir portar esses documentos na versão impressa também é permitido, sem problemas.

Além disso, é importante deixar claro que o cidadão também não poderá ter a sua Carteira Digital de Trânsito cadastrada em mais de um dispositivo, mesmo que ambos os aparelhos móveis sejam de sua propriedade.

Leia também

você pode gostar também

Palácio da memória: veja 5 truques para aplicar a técnica em sua rotina

Se você está estudando para as provas de um concurso, conheça cinco dicas para a aplicar a técnica do palácio da memória e aumente suas chances de aprovação.

WhatsApp: saiba como recuperar conversas apagadas no aplicativo

Mensagens apagadas podem ser recuperadas por meio da ferramenta de backup dos aparelhos, mas ela deve ser ativada antes da tentativa.

Redação nota mil: 5 hábitos simples que te ajudam a escrever melhor

Conheça cinco dicas sobre como fazer uma redação nota mil e deixe a sua aprovação no concurso público bem mais perto.

Cronograma de estudos: o que levar em conta na hora de montar o seu?

Descubra o que não pode faltar no seu cronograma de estudos e aumente as chances de ser aprovado em qualquer concurso público.

Cartão do Auxílio Brasil: entenda como validar e cadastrar a senha

A validação da senha pode ser feita pelo aplicativo Caixa Tem, em unidades lotéricas ou agências da Caixa.

Concurso INSS: saiba estudar mais rápido e MELHOR antes do Edital

Concurso INSS: 1.000 vagas serão formalizadas por meio da publicação do edital até dezembro deste ano, mas já é possível se preparar.