As inscrições para o concurso Aeronáutica serão iniciadas no mês de abril de 2022. As oportunidades neste processo de seleção são temporárias, para entrar no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (IE/Eacpcar 2023).
Os aprovados vão ingressar na Escola, localizada em Barbacena (MG), em curso equivalente ao ensino médio regular, com duração de três anos letivos.
Concurso Aeronáutica: quais as vagas?
Serão preenchidas 130 vagas, sendo 110 para homens e 20 para mulheres, dos quais 26 são destinados a candidatos negros. Além disso, haverá formação de cadastro reserva de aprovados no Curso Preparatório de Cadetes do Ar .
Menores de 18 anos, com autorização do responsável legal, podem realizar as provas objetivas. O valor do salário ofertado não foi informado, mas durante a realização do curso em Minas Gerais, o candidato aprovado no certame “fará jus à remuneração fixada na legislação específica, alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária”, conforme está descrito em edital.
Processo seletivo Aeronáutica: saiba mais detalhes
O site da Divisão de Admissão e Seleção vai abrir o período de inscrições às 10h do dia 4, prazo que se estende até 9h de 20 de abril de 2022. Para participar da seleção será preciso pagar a taxa no valor de R$ 80,00.
Os candidatos serão avaliados inicialmente em provas escritas (objetiva e discursiva), aplicadas a todos os concorrentes e única fase classificatória e eliminatória.
A data prevista do exame é 3 de julho de 2022, onde serão cobradas 48 questões de múltipla escolha distribuídas entre as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. No mesmo dia haverá realização de prova de redação.
Habilitados nas provas escritas poderão ser convocados para as demais fases do certame, confira:
- Inspeção de saúde;
- Exame de aptidão psicológica;
- Teste de avaliação do condicionamento físico, que consistirá em corrida e flexões e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo e do tronco sobre as coxas;
- Procedimento de heteroidentificação complementar;
- Validação documental.
Os candidatos aprovados vão ter que cumprir determinados pré-requisitos para matrícula, como ter concluído com aproveitamento o nível fundamental e não ter idade inferior a 14 anos, nem completar 19 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.