Aeronáutica abre 130 vagas; provas em 13 estados e DF

Processo seletivo Aeronáutica anuncia oportunidades para ensino médio na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Exames previstos para julho.

Divulgadas as chamadas Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (IE/Eacpcar 2023), com oferta de 130 vagas. Os aprovados no novo processo seletivo Aeronáutica ingressarão na Escola, localizada em Barbacena (MG), em curso equivalente ao ensino médio regular, com duração de três anos letivos.

continua depois da publicidade

As provas do certame serão aplicadas em 16 cidades de 13 estados mais Distrito Federal. Durante as inscrições, o candidato deverá optar por uma das seguintes localidades para realização dos exames: Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte e Barbacena (MG), São Paulo e Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR) ou Porto Velho (RO).

Processo seletivo Aeronáutica: vagas

Entre as oportunidades voluntárias anunciadas, estão fixados os quantitativos de 110 para homens e 20 para mulheres, dos quais 26 são destinados a candidatos negros. Haverá também formação de cadastro reserva de aprovados, de acordo com o edital de abertura.

Leia também

Podem se candidatar menores de 18 anos de idade com autorização do responsável legal para realizar as provas objetivas e, se convocados, também para participar das etapas de inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de avaliação do condicionamento físico.

continua depois da publicidade

O texto do edital não informa valores, mas pontua que, durante a realização do curso em Minas Gerais, o candidato aprovado no certame “fará jus à remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária”.

“O CPCAR, ministrado pela Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena/MG, destina-se a preparar jovens para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP”, destaca o documento publicado.

continua depois da publicidade

Edital Aeronáutica: inscrições em abril

O site da Divisão de Admissão e Seleção abre inscrições a partir das 10h do dia 4, prazo que se estende até 9h de 20 de abril de 2022. Será cobrada taxa única no valor de R$ 80,00.

Processo seletivo Aeronáutica: etapas

Os candidatos passarão por seis etapas distintas, a começar pelas provas escritas (objetiva e discursiva), aplicadas a todos os concorrentes e única fase classificatória e eliminatória.

A data prevista do exame é 3 de julho de 2022, quando serão cobradas 48 questões de múltipla escolha distribuídas entre as áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa. No mesmo dia haverá a prova de redação.

continua depois da publicidade

Habilitados nas provas escritas poderão ser convocados para as demais fases do certame, todas eliminatórias:

  • Inspeção de saúde;
  • Exame de aptidão psicológica;
  • Teste de avaliação do condicionamento físico (corrida e flexões e extensão dos membros superiores com apoio de frente sobre o solo e do tronco sobre as coxas);
  • Procedimento de heteroidentificação complementar;
  • Validação documental.

Saiba mais

Aprovados no processo seletivo deverão cumprir determinados pré-requisitos para matrícula no ensino médio do Cpcar, entre eles conclusão com aproveitamento do nível fundamental e não ter menos de 14 anos nem completar 19 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso.

Outras informações sobre o processo seletivo Aeronáutica podem ser acessadas no edital de abertura ou, em caso de dúvidas, solicitadas diretamente à Divisão de Admissão e Seleção da Escola Preparatória de Cadetes do Ar pelos canais: (32) 3339-4050/4051 e epcar.processoseletivo@gmail.com.

Compartilhe esse concurso

Você também pode
gostar

Concursos em sua
cidade