Contribuintes que saíram da malha fina de anos anteriores receberão R$ 210 milhões em restituição do Imposto de Renda. De acordo com a Receita Federal, 212.711 pessoas têm direito ao lote residual do IR. O órgão informou que os contribuintes podem fazer a consulta dos valores a partir desta quinta-feira (24/03).
O dinheiro será depositado na conta bancária informada pelos trabalhadores na declaração do Imposto de Renda. As quantias estão previstas para cair no próximo dia 31 de março. Do total, R$ 80,7 milhões serão pagos para contribuintes com prioridade legal. Esse é o caso de:
- 2.790 idosos acima de 80 anos;
- 21.540 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 2.199 pessoas com deficiência (PcD) ou doença grave;
- 7.542 contribuintes cujo magistério é a maior fonte de renda.
O restante do lote residual de restituição do IR vai para 178.730 contribuintes não prioritários.
Como consultar o lote residual do IR?
Os interessados em saber se têm direito aos valores e quanto vão receber devem fazer a verificação no site da Receita Federal. O procedimento ficará disponível a partir das 10h do dia 24 de março de 2022. Para fazer a consulta do lote residual de restituição do IR, os contribuintes devem:
- Ir em em “Serviços em Destaque” e clicar em “Consulta restituição de imposto de renda”;
- Na página seguinte, selecionar “Etapas para a realização deste serviço”;
- Depois clicar na seta azul e acessar “Consultar restituição IRPF”;
- Informar CPF, a data de nascimento e digitar os caracteres que aparecem na tela;
- Para finalizar, é só clicar em consultar e todas as informações ficarão visíveis para você.
O que acontece se não sacar a restituição do IR
As regras da restituição definem que se a transferência não for realizada, os valores podem ser resgatados no Banco do Brasil em até um ano. Isso pode acontecer, por exemplo, caso a conta informada na declaração do Imposto de Renda esteja inativa. Para sacar o lote residual da restituição do IR que estiver no BB é necessário fazer agendamento:
- Pelo site da instituição financeira;
- Por telefone, ligando para 0001 (capitais), 0800-7290001 (demais localidades) e 0800-7290088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se passado esse período de um ano o contribuinte não tiver sacado o dinheiro e ainda quiser os valores, esse deverá fazer pedido no portal e-CAC.