Saiba como declarar saque do FGTS no Imposto de Renda 2022

Com o prazo para declaração de Imposto de Renda aberto até dia 29 de abril, a Receita Federal divulgou as regras para declarar saque do FGTS.

O período mais importante do ano fiscal já começou e vai até dia 29 de abril. Com o prazo para declaração de Imposto de Renda aberto, é obrigatório saber qual a melhor forma de declarar os rendimentos, incluindo nestes o saque do FGTS. Confira as regras divulgadas pela Receita Federal para declarar corretamente e não perder os prazos.

continua depois da publicidade

Quem deve declarar o saque do FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é o fundo reserva do trabalhador regido pelo regime CLT, depositado mensalmente pelo empregador, correspondente ao salário recebido e ao tempo de serviço.

O trabalhador que sacou o FGTS no ano de 2021 deve declarar o valor no Imposto de Renda deste ano, até o dia 29 de abril. Mas a obrigatoriedade não é para todos, a exigência vale apenas para quem obteve mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis durante o ano passado.

Leia também

Aqueles que tiveram seus rendimentos isentos, como o FGTS, também estão obrigados a declarar, desde que o valor do saque seja superior a R$ 40.000,00.

continua depois da publicidade

Por que é obrigatório declarar o saque do FGTS?

Ainda que o FGTS seja um rendimento isento de tributação e que não altera a base de cálculo do Imposto de Renda, a declaração irá cumprir com a finalidade de comprovação da origem do valor, especialmente em casos em que este é muito alto.

Como declarar o saque do FGTS?

Ciente da obrigatoriedade de declarar o saque do FGTS, é hora de saber o passo a passo para declarar no seu IR:

  1. No menu esquerdo do programa de declaração do IR (também disponível para smartphones iOS e Android), localize a ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e escolha a opção “Novo”;
  2. Na nova janela, escolha o tipo de rendimento “Código 04”, correspondente a “Indenizações por rescisão de contrato de trabalho, inclusive a título de PDV; e por acidente de trabalho; e FGTS”;
  3. Em seguida, escolha o tipo de beneficiário, que poderá ser “titular”, se o saque do FGTS for seu, ou “dependente”, se o saque foi feito do FGTS de algum dos seus dependentes;
  4. Na sequência, informe o nº do CNPJ do pagador do FGTS. A fonte é a Caixa Econômica Federal e o CNPJ é 00.360.305/0001-04;
  5. Por fim, informe o valor total do saque do seu FGTS realizado em 2021 e conclua clicando em “OK”.

Para mais informações, você poderá consultar os portais oficiais do Governo Federal e da Receita Federal.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade