Abono PIS/Pasep terá 4 saques nesta semana; confira todas as datas

Os pagamentos acontecem entre os dias 22 e 24 de março, com referência nos meses trabalhados em 2020.

Entre 22 e 24 de março de 2022, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil vão disponibilizar quatro novos saques do abono PIS/Pasep para os trabalhadores. Com referência ao ano-base 2020, o benefício atende trabalhadores do setor privado regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho e pelos servidores públicos, regidos pelo Regime jurídico estatutário.

continua depois da publicidade

Desse modo, a previsão do Governo Federal é que 23 milhões de brasileiros recebam o abono salarial a partir do tempo de serviço em 2020. Sobretudo, tem direito ao benefício aqueles trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais enquanto atuavam com carteira assinada.

Ademais, é necessário ter realizado atividade remunerada durante 30 dias, no mínimo, ao longo do ano-base. Em relação ao cadastro, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos para ser elegível ao recebimento.

Para além do cadastro, é fundamental ter os dados atualizados ao longo desse período, o que é feito pelo empregador através da Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A partir dessas informações é feito o cálculo do abono, tendo em vista que o valor pode chegar a até um salário mínimo completo.

continua depois da publicidade
Leia também

No geral, a quantia recebida no abono PIS/Pasep é proporcional aos meses trabalhados. Contudo, o valor de referência segue o atual, apesar de ser pago o benefício com base nos tempos de atuação em 2020.

Calendário dos saques dessa semana

Para os funcionários do setor privado, as datas seguem o mês de aniversário. Por outro lado, os trabalhadores do setor público estão organizados de acordo com o dígito final do número de inscrição. Portanto, o calendário desta semana está organizado da seguinte forma:

continua depois da publicidade
PISPasepData do pagamento
Trabalhadores nascidos em setembroServidores com inscrição final em 822 de março
Trabalhadores nascidos em outubroServidores com inscrição final em 924 de março

Como consultar o abono PIS/Pasep?

Os trabalhadores podem consultar se têm direito ao recebimento do abono salarial através do telefone ou do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. A partir da ligação no número 158, é possível consultar valores e datas de pagamento após informar CPF e outras informações cadastrais, para evitar fraudes no sistema.

No caso do aplicativo, a Carteira de Trabalho Digital está disponível para Android e iOS. Para acessar o menu de funcionalidades, é necessário informar o CPF e a senha, sendo a mesma cadastrada no sistema do gov.br. Caso seja o primeiro acesso, é preciso realizar o cadastro antes.

Após o login, o aplicativo oferece uma sessão chamada “Benefícios”, que lista todos os pagamentos elegíveis ao trabalhador. Para conferir o abono salarial, clique na opção “Abono Salarial” e consulte as informações.

continua depois da publicidade

Como o pagamento é organizado pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, os trabalhadores também podem solicitar atendimento diretamente com o banco. Nesse caso, a Caixa oferece Canais de Atendimento online, assim como consulta por meio do aplicativo Caixa Trabalhador e pelo Caixa Tem.

Além disso, o Banco do Brasil tem um link próprio para consulta do abono PIS/Pasep, mas oferece atendimentos através de ligações. Para entrar em contato, os trabalhadores podem ligar no número 4044 0001 ou no 0800 729 0001, caso estejam no interior.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade