Restituição pode ser paga até para quem não é obrigado a declarar o IR

Quem não é obrigado a declarar o Imposto de Renda pode receber restituição de valores retidos em diversas áreas.

Milhões de brasileiros estão obrigados a declarar o Imposto de Renda em 2022. No entanto, existe uma parcela da população que não precisa informar seus rendimentos à Receita Federal. E, mesmo não sendo obrigado a declarar, é possível receber restituição do Imposto de Renda. Veja como.

continua depois da publicidade

Por outro lado, quem é obrigado a fazer a declaração tem até o dia 29 de abril de 2022. Caso não faça, a pessoa pode cair na Malha Fina e ter problemas com a justiça, além de ter que pagar multa.

Restituição do IR para quem não é obrigado a declarar

De acordo com as regras do Imposto de Renda, mesmo quem não é obrigado a declarar pode receber restituição. Isso ocorre devido ao fato de que o IR pode ser retido em diferentes fontes. A mais comum costuma ser as férias. Por isso, pode valer a pena fazer a declaração e obter o dinheiro de volta de forma integral.

Leia também

Ainda existem outras vantagens em declarar o IR, mesmo não precisando. Na hora de financiar um imóvel, é possível que a pessoa informe seus rendimentos ao banco por meio da declaração do IR.

continua depois da publicidade

Por fim, ainda existe a opção de utilizar a declaração como comprovante de renda para viagens ao exterior. Países como os Estados Unidos exigem que seus turistas apresentem seus rendimentos como forma de ter segurança de que a pessoa possui condições de se manter e que não irá permanecer de forma ilegal.

Calendário de restituição do IR

O governo federal já divulgou o calendário de restituição do Imposto de renda 2022. Os valores começarão a ser depositados no dia 31 de maio. Ao todo, serão cinco lotes. Confira as datas:

continua depois da publicidade
  • 1º lote: 31 de maio de 2022;
  • 2º lote: 30 de junho de 2022;
  • 3º lote: 30 de julho de 2022;
  • 4º lote: 31 de agosto de 2022;
  • 5º lote: 30 de setembro de 2022.

De acordo com a Receita Federal, a partir desse ano, será possível receber a restituição por meio do Pix. Basta informar a intenção na declaração.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade