Dinheiro esquecido em bancos: veja prazo para solicitar saque do valor

Site do Banco Central já recebeu 116 milhões de consultas. A partir de segunda, clientes poderão saber qual o valor tem a receber.

Os brasileiros que possuem dinheiro esquecido em bancos podem conferir o valor dos recursos e pedir resgate a partir da próxima segunda-feira, 7 de março de 2022. Conforme o Banco Central, R$ 4 bilhões serão pagos a 28 milhões de clientes, dos quais 26 milhões são pessoas físicas e 2 milhões correspondem a empresas.

continua depois da publicidade

Entre os dias 7 e 11 de março, as consultas e pedidos de resgate serão liberados apenas para as pessoas nascidas antes de 1968 e para as empresas criadas antes deste mesmo ano. O calendário completo pode ser conferido ao longo da matéria.

Como consultar os valores esquecidos em bancos?

De acordo com o Banco Central, atualmente, são cerca de R$ 8 bilhões parados em instituições financeiras no país aguardando que os donos façam resgate nas contas. Os valores correspondem a algumas contas encerradas, seja poupança ou corrente.

Leia também

Os interessados devem realizar uma consulta dos valores junto ao Sistema Valores a Receber (SRV), plataforma digital específica. Ao acessar o site, o cliente precisa informar o número do CPF ou CNPJ e conferir se tem valores a receber.

continua depois da publicidade

Caso a pessoa que solicite as informações não possua registro no Gov.br, deverá fazer cadastro gratuito no site ou por meio do App Gov.br (Google Play e App Store).

Calendário

Após realizar o primeiro acesso no referido portal, o Banco Central vai informar o prazo para realizar a consulta e agendamento dos saques. O período varia conforme o ano de nascimento do interessado ou de criação da empresa, conforme o caso.

Confira o calendário completo de liberação do dinheiro esquecido, disponibilizado pelo Banco Central:

continua depois da publicidade
  • Data de nascimento ou criação da empresa antes do ano de 1968: 07 a 11 de março;
  • Data de nascimento ou criação da empresa entre os anos de 1968 e 1983: 14 a 18 de março;
  • Data de nascimento ou criação da empresa após o ano de 1983: 21 a 25 de março.

Caso perca o prazo, ainda haverá repescagem:

  • Data de nascimento ou criação da empresa antes de 1968: 12 de março;
  • Data de nascimento ou criação da empresa no período de 1968 e 1983: 19 de março;
  • Data de nascimento ou criação da empresa após 1983: 26 de março.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade