Novo RG terá numeração única; confira as principais mudanças

A nova carteira de identidade usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

O novo RG, lançado a poucos dias pelo governo federal, já está em vigor e possui numeração única. A emissão do documento será gratuita e os institutos estaduais de identificação terão prazo de até 6 de março de 2023 para se adequar às alterações.

continua depois da publicidade
Leia também

Atualmente, o RG é um dos documentos mais importantes no Brasil, podendo ser apresentado nos mais variados casos, como abertura de contas em agências bancárias, realização de vestibular e para prestar concursos públicos.

Novo RG terá numeração única?

A nova carteira de identidade usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos brasileiros, sem considerar o estado onde o documento for emitido.

Segundo o governo federal, o novo RG é considerado mais seguro porque permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive se estiver offline.

continua depois da publicidade

Dessa forma, será possível ter o documento físico, emitido em papel, e os cidadãos também poderão acessar a nova identidade no formato digital. A ideia é acabar, de forma gradativa, com a possibilidade de ter uma carteira de identidade em cada uma das 27 unidades da federação, todas com a numeração distintas.

O documento começou a ser feito no dia 1 de março de 2022. Contudo, o governo determinou o prazo de até o mês de março de 2023 para os estabelecimentos que emitem esse documento poderem se adequar.

continua depois da publicidade

Para atualizar o seu documento, será comparecer a um instituto de identificação local e apresentar a certidão de nascimento ou a certidão de casamento.

Validade do documento antigo

O governo federal informou que o formato antigo da Carteira de Identidade terá validade por até 10 anos para aqueles que possuem até 60 anos. Por outro lado, quem possui idade superior terá a mudança facultativa.

Aqueles que não adequarem o documento no prazo previsto perderão o status de documento de identificação. Todas as informações e a regulamentação do novo RG estão disponíveis no Diário Oficial da União (DOU), de 23 de fevereiro de 2022.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade