SP anuncia 20% de aumento para policiais e profissionais da saúde

Servidores públicos do estado de São Paulo devem receber reajuste salarial a partir de março deste ano. A proposta ainda precisa ser aprovada.

Nesta quinta-feira (10/02), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou aumento salarial para o funcionalismo público do estado. Trabalhadores das áreas de segurança e de saúde receberão reajuste de 20%, enquanto as demais categorias contarão com alta de 10%.

continua depois da publicidade

Cerca de 544 mil servidores têm direito ao aumento, que começa a valer a partir de 1° de março. Essa alteração nos salários faz parte de um projeto de valorização profissional que começou a ser implementado em 2019, no início da atual gestão. A medida deve ter impacto de R$ 5,6 bilhões na folha de pagamentos.

“É um momento muito importante e significativo. Graças à estabilidade financeira e fiscal, podemos fazer aquilo que já desejávamos, que é o reconhecimento do funcionalismo público do Estado. Esse aumento é fruto de um esforço coletivo de todo o Governo", disse Doria.

Quem recebe o reajuste salarial em SP

Leia também

O projeto de lei com o aumento no salário dos servidores públicos será enviado para a Assembleia Legislativa de SP na semana que vem. Esse deve ser votado e aprovado pelos deputados para depois ser sancionado. De acordo com o texto, serão contemplados trabalhadores ativos, inativos e pensionistas. Ao todo, serão 541.133 pessoas:

  • Servidores da segurança: 276.364;
  • Profissionais da saúde: 69.689;
  • Demais servidores: 195.079.

Na área da segurança, receberão 20% de ajuste os contratados da Polícia Civil, da Polícia Militar, dos Bombeiros e da Polícia Científica. Também estão incluídos os Agentes Penitenciários. O secretário de Segurança Pública, general João Campos, agradeceu o governador por estar "valorizando os policiais".

continua depois da publicidade

A outra área que foi beneficiada com esse percentual foi a Saúde. Médicos, Agentes de Saúde, Auxiliares Técnicos e Enfermeiros terão o reajuste salarial. Esse é o primeiro aumento em 10 anos. O secretário da saúde Jean Gorinchteyn afirmou que a alta na remuneração é um reconhecimento pelo trabalho feito durante a pandemia.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade