FGTS: trabalhadores poderão fazer até 5 saques em 2022? Entenda

Caixa Econômica Federal anuncia mudanças no saque-aniversário. Trabalhadores poderão antecipar 5 parcelas do FGTS.

A Caixa Econômica Federal deverá permitir que o trabalhador faça até 5 saques do FGTS em 2022. Em nossa matéria, explicamos como funciona a antecipação do saque-aniversário e as condições vinculadas à modalidade.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que todo trabalhador com carteira assinada possui. Mensalmente, o empregador deve depositar uma porcentagem do salário do empregado em uma conta administrada pela Caixa.

Para fazer o saque do FGTS, geralmente, é necessário que o trabalhador cumpra alguns dos requisitos, como: demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel próprio, doença grave, entre outros.

Como funcionam os 5 saques do FGTS?

Leia também

A modalidade é uma antecipação de até cinco saques-aniversário do FGTS. Ou seja, a antecipação do saque do FGTS só pode ser feita por quem aderiu ao saque-aniversário. Portanto, o serviço é uma forma de empréstimo que utiliza o FGTS como garantia.

continua depois da publicidade

Os cinco saques do FGTS fazem parte de um pacote de novidades da Caixa relacionadas ao FGTS. Além do aumento do número de parcelas, será possível pedir valores mais baixos; a partir de R$ 500. As implementações estão previstas para a segunda quinzena de fevereiro.

Atualmente, a Caixa permite que três saques do FGTS sejam antecipados. Segundo o banco, 2,3 milhões de pessoas já aderiram ao serviço. Cerca de R$ 15 bilhões foram sacados pelos trabalhadores.

Como fazer a antecipação do FGTS

Como informado, antes de pedir o novo serviço, será necessário fazer parte da modalidade de aniversário do FGTS. Caso a pessoa já faça parte, basta utilizar o aplicativo Caixa Tem e pedir pelos valores.

continua depois da publicidade

O dinheiro já fica disponível no dia útil seguinte ao da contratação. Por ser uma modalidade que utiliza os recursos do FGTS, até mesmo quem tem o nome negativado pode participar.

Atualmente, o serviço cobra uma taxa de juros de 1,49% ao mês, podendo ser modificada pela Caixa no futuro.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade