O ano de 2022 começou promissor para os concurseiros no país. Mais de 741 mil vagas estão previstas para serem ofertadas. As oportunidades estarão divididas em concursos públicos nacionais, estaduais e municipais.
Além da Lei Orçamentária Anual (LOA) do governo federal e das leis de orçamento para estados e municípios, muitas instituições preveem novas oportunidades efetivas – neste ano ou em breve. Assim, separamos quatro concursos muito aguardados e que devem sair em 2022.
A lista completa pode ser acessadas em nossa categoria de concursos previstos.
Concurso INSS
Um dos certames mais esperados pelos concurseiros do país, o concurso INSS está previsto para ter 7.575 vagas. Considerando que a LOA 2022 prevê mais de 66 mil vagas para o Executivo, é possível que haja o certame.
Além disso, é válido lembrar que o órgão possui um grande déficit e que aposentados e pensionistas vêm sofrendo com a falta de funcionários.
As oportunidades devem ser para Técnico do Seguro Social e para Analista do Seguro Social.
Concurso Câmara dos Deputados
Apesar da LOA 2022 prever apenas 28 vagas, o concurso Câmara dos Deputados chama a atenção pelos salários. No último certame, eles chegaram a R$ 25 mil.
Além disso, as 28 vagas são muito poucas perto do déficit que ultrapassa os 900 servidores. Sendo assim, pode ser que o certame saia com mais oportunidades.
Concurso PC SP
O concurso PC SP deve ter o seu edital divulgado em breve. Por enquanto, a Polícia Civil de São Paulo já determinou que a Vunesp será a banca organizadora.
O certame contará com 2.939 vagas, somente para nível superior, que serão divididas da seguinte maneira:
- Delegado: 250 vagas;
- Investigador: 900 vagas;
- Escrivão: 1.600 vagas;
- Médico Legista: 189 vagas.
Dependendo do cargo, a remuneração poderá ultrapassar os R$ 10 mil. O último concurso PC SP foi realizado em 2018.
Concurso Inmetro
O concurso Inmetro pode ter 430 vagas neste ano. Um pedido foi realizado pela autarquia ao Ministério da Economia. Existe uma grande possibilidade de aprovação, pois o déficit de servidores é de 1.177 pessoas.
Outro detalhe que chama a atenção é que a maior parte dos cargos a serem preenchidos fica no estado do Rio de Janeiro, cerca de 75% da demanda.
Como ainda não houve resposta do Ministério da Economia, não há previsão de divulgação do edital. No entanto, há grandes possibilidades de sair em 2022.