Concurso Caixa: novo edital pode ser liberado para ampla concorrência

Com um déficit de mais de 19 mil servidores, a Caixa pode lançar um novo concurso em breve. O banco falou sobre possível edital na internet.

A Caixa Econômica Federal comentou sobre a possibilidade da abertura de um novo edital para ampla concorrência. A informação foi passada pela instituição nas redes sociais em resposta a um internauta. Segundo o banco, o concurso Caixa pode ser lançado após o fim da vigência do certame de 2014.

continua depois da publicidade

Veja a fala completa da instituição:

concurso caixa

Foto: Reprodução / Twitter Oficial da Caixa

 

Leia também

O último concurso Caixa para efetivos foi realizada em 2021, com 1.100 vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). As oportunidades ofertadas foram para o cargo de Técnico Bancário, voltado para quem tem nível médio concluído. O edital previa remuneração de R$ 3 mil por mês para jornadas de 30 horas semanais de trabalho.

Caixa Econômica está com déficit de funcionários

O presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Sérgio Takemoto, informou que a Caixa perdeu 19,7 mil funcionários entre 2014 e 2021. No período de 2015 a 2020, 14.866 postos de trabalho no banco foram reduzidos.

continua depois da publicidade

Esses dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda de acordo com o levantamento, de 2018 até o primeiro semestre de 2020, houve um aumento de 65% no número dos clientes.

“Os dados do Dieese comprovam a situação crítica do quadro de pessoal da Caixa Econômica, que, além de ser o ‘banco da habitação’, é também responsável pelo pagamento do auxílio emergencial e de outros benefícios sociais a milhares de brasileiros, pela concessão de crédito à população mais necessitada e pelos investimentos em setores estratégicos do país, como infraestrutura, saúde e saneamento básico”, pontuou Takemoto.

O atual cenário mostra a necessidade de um novo concurso Caixa tanto do lado dos concurseiros como para a própria instituição financeira. O último certame de ampla concorrência aconteceu em 2014 e tinha oferta apenas para cadastro reserva.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade