Concurso IBGE: instituto libera apostila para ajudar na preparação

Candidatos do concurso IBGE já podem começar a estudar a área de conhecimentos técnicos dos cargos ofertados por meio da nova apostila.

As inscrições no concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) se encerram às 16h desta sexta-feira (21/01). Os aprovados serão contratados para trabalhar no Censo Demográfico 2022. Pensando nisso, o Instituto liberou uma apostila de preparação para os candidatos.

continua depois da publicidade
Leia também

O conteúdo da prova está detalhado no edital. Disponibilizamos também uma apostila de conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, para que o candidato tenha acesso às informações necessárias para responder às questões sobre a operação censitária. A apostila e o Código de Ética do IBGE estão disponíveis no site da FGV”, informou Brunho Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE.

Dessa forma, os candidatos precisam acessar o site da banca organizadora e fazer o download do documento para estudar sobre a função a ser exercida. É importante consultar o edital para verificar quais serão os conteúdos gerais a serem cobrados no concurso IBGE. Os links de acesso são:

  • Apostila para Agente Censitário Municipal e Supervisor;
  • Apostila para Recenseador.

Concurso IBGE: veja os detalhes da seleção

O Instituto está oferecendo 206.891 vagas imediatas temporárias para a realização do Censo Demográfico. As inscrições ficarão abertas até as 16h do dia 21 de janeiro e 2022 e deverão ser realizadas pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo certame. As oportunidades estão divididas em dois editais:

  • Edital n° 09/2021: 5.450 vagas para Agente censitário Municipal (ACM) e 18.420 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS), com remuneração de R$ 2.100 e R$ 1.700 respectivamente em jornadas de 40 horas semanais de trabalho;
  • Edital n° 10/2021: 183.021 vagas para Recenseador, com remuneração variável de acordo com a área de trabalho e quantidade de entrevistas diárias. Os contratados deverão exercer de 25h a 50h semanais de trabalho.

O concurso IBGE contará com apenas uma etapa classificatória no formato de prova objetiva, que deve acontecer no dia 10 de abril de 2022. Os candidatos responderão questões de:

continua depois da publicidade
  • Matemática (apenas Recenseador);
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo (apenas ACM e ACS);
  • Noções de Administração e Situações Gerenciai (apenas ACM e ACS);
  • Língua Portuguesa (todos);
  • Ética no Serviço Público (todos);
  • Conhecimentos Técnicos (todos).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade